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Governo atualiza lista de documentos do Cadastro Único

Novos documentos são exigidos para entrar com o pedido ou para atualizar o cadastro de programas como Bolsa Família.

Cadastro Único para Programas Sociais é um instrumento de coleta de dados e informações que objetiva identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país. (Foto: Reprodução)

O Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou recentemente uma atualização no sistema de entrada do Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. Agora, é necessário apresentar novos documentos ao solicitar a inclusão ou atualização do cadastro em programas como o Bolsa Família.

Os documentos exigidos são um comprovante de identidade com foto do responsável pela família e um comprovante de residência em nome do titular da família. Anteriormente, apenas o CPF e o título de eleitor eram solicitados. Para os demais membros da família, não houve alterações nas exigências documentais.

Além da apresentação dos documentos obrigatórios, aplicáveis a todos os tipos de composição familiar, também será necessário assinar um termo de responsabilidade, comprometendo-se com a veracidade das informações fornecidas ao Cadastro Único.

O objetivo dessa solicitação de novos documentos é aumentar a segurança do processo de cadastramento, permitindo que as equipes dos postos de atendimento municipais identifiquem a pessoa responsável pela família e garantam o correto registro do endereço da família, conforme informado pelo Ministério por meio de nota oficial.

Confira a lista de documentos atualizada

Para o titular:

  • CPF, de preferência, ou Título de Eleitor;
  • Documento de identificação com foto; e
  • Comprovante de endereço ou, na falta deste, declaração de residência assinada pelo RF.

Para os outros membros da família:

  • CPF, de preferência;
  • Título de Eleitor;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho.

Para as famílias que possuem responsável legal
Do responsável legal:

  • CPF; e
  • Documento comprobatório da representação legal;.

Da pessoa que está sendo representada:

  • CPF, de preferência; ou
  • Título de Eleitor;
  • Documento de identificação com foto; e
  • Comprovante de endereço ou, na falta deste, declaração de residência assinada pelo RF.

Dos demais componentes da família:

  • CPF, de preferência;
  • Título de Eleitor;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho.
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