Google anuncia novo curso profissionalizante em Marketing Digital e E-commerce
Em português, Certificado Profissional do Google capacita a partir do zero quem procura iniciar trajetória profissional na área imediatamente ao fim da capacitação.
O Google anunciou nesta terça-feira (27), durante o Google for Brasil, a chegada do curso de Marketing Digital & E-commerce, em português. Parte do do programa de Certificados Profissionais do Google, a formação pretende formar novos profissionais para o ramo, sem qualquer exigência de conhecimento prévio específico. A ideia é também contribuir para o enfrentamento do desemprego, ajudando a incluir mais pessoas em uma das áreas de mais alta demanda do mercado.
Desenvolvidas por especialistas do Google, as aulas foram projetadas para fornecer habilidades práticas e preparar as alunas e alunos para o início imediato em vagas diretamente conectadas às áreas de atuação do curso. O foco são, especialmente, os estudantes e graduados que procuram por uma nova oportunidade no mercado de trabalho ou o primeiro emprego em carreiras com melhores salários.
O curso
São mais de 190 horas de conteúdos práticos e teóricos, voltados para a capacitação em todas as etapas do negócio virtual, desde a concepção e compartilhamento de insights, passando pelo desenvolvimento das estratégias e ações de captação de consumidores, até a criação da loja, fidelização dos clientes e a aferição dos resultados. O treinamento estará disponível até o final da próxima semana na plataforma educacional online Coursera.
Hoje, o marketing digital colabora para conectar pessoas e marcas online, por meio de mídias sociais, publicidade impressa, e-mail, mecanismos de pesquisa e outros canais online para atrair e envolver clientes, incentivá-los a comprar e fidelizá-los. Já o E-commerce faz a comercialização de bens e serviços pela internet, em plataformas online, sempre acompanhado de monitoramento de resultados e a realização de pesquisas de mercado.
Durante o curso de Marketing Digital & E-commerce do Google, será ensinado, ainda, em uma série de vídeos, avaliações e atividades práticas, como usar ferramentas e plataformas populares, a exemplo do Canva, Constant Contact, Google Ads, Google Analytics, Hootsuite, HubSpot, Mailchimp, Shopify e Twitter, para trabalhos básicos. A proposta é ensinar as habilidades que o mercado de trabalho procura.
Marketing Digital & E-commerce
Profissionais de marketing digital e e-commerce têm carreiras empolgantes na encruzilhada de tecnologia, pessoas e negócios. À medida que mais pessoas passam mais tempo online, saber como encontrar, comunicar e vender aos clientes são habilidades em demanda. De acordo com a pesquisa Future of Jobs, realizada pelo Fórum Econômico Mundial, o marketing digital é uma das 10 carreiras emergentes no Brasil e, ao mesmo tempo, também uma das 10 carreiras com clara lacuna de talentos no país.
A pesquisa também aponta que o Brasil carece de profissionais qualificados que trabalham com crescimento e marketing de produtos. Segundo a consultoria da empresa RH Robert Half, a falta de profissionais também faz crescer os salários iniciais, e a média salarial no país para um cargo inicial é de R$ 3,4 mil, mais do que o dobro do salário mínimo nacional.
Há também uma oportunidade para o e-commerce no Brasil: segundo a eMarketer, o país foi o 10º do mundo em crescimento do e-commerce de varejo no mundo em 2022, crescendo 17,2% contra uma média global de 9,7%. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o varejo online registrou quase R$ 170 bilhões em transações em 2022.
Cresça com o Google
O programa de certificados de carreira do Google, que faz parte do Cresça com o Google, já contava com outros quatro cursos voltados para tecnologia. São eles Suporte de TI, Análise de Dados, Gestão de Projetos e UX Design, todos disponibilizados no Coursera e não exigem conhecimento prévio, uma vez que são voltados para quem busca o primeiro emprego, ascensão profissional e um novo emprego.
No último ano, o Google já realizou a doação de 150 mil bolsas de estudos dos cursos profissionalizantes da empresa em parceria com o CIEE e o Bettha.com. Até 2026, o Google deverá distribuir 500 mil bolsas para todo o Brasil.
Para facilitar o caminho entre a capacitação técnica e a empregabilidade dos estudantes, todas as pessoas que se formarem nos Certificados Profissionais do Google passarão a ter acesso a uma plataforma exclusiva do Bettha.com, que conta com dois benefícios principais: o primeiro é uma trilha de conteúdo de soft skills, ou seja, habilidades socioemocionais que são cruciais na busca por um emprego.
O segundo é o acesso prioritário a vagas de emprego anunciadas pelo Grupo Cia. de Talentos que tenham alinhamento com a sua nova formação. A parceria contará com vagas ofertadas pelo próprio Bettha, pela Cia. de Talentos e também pelo SerMais, ONG do grupo que trabalha com grupos socialmente sub representados.