Sétima Arte

Cultura na Praça chega a São Luís e abre inscrições para oficinas gratuitas de cinema

Serão realizadas cinco oficinas em Vila Conceição/São Benedito, Anjo da Guarda, Vila Maranhão, Sá Viana e Vila Embratel.

Ao final, os participantes das oficinas realizam um filme de curta-metragem que será exibido para as comunidades. (Foto: Divulgação)

Você tem curiosidade de entender como é feito um filme? Depois de circular pelo interior do Pará e do Maranhão, o projeto Cultura na Praça, que tem patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, está chegando em São Luís para realizar oficinas gratuitas de cinema em cinco comunidades.

As inscrições estão abertas de 5 a 12 de junho e podem ser feitas pelo Instagram @cultnapraca ou pelo LINK.

Na oficina do Cultura na Praça, os participantes conhecem todas as etapas de produção de um curta-metragem, desde definição do tema, da criação de roteiro, do contato com uma câmera e equipamento de som, noções de iluminação, captação de imagens até a edição do filme. Ao final das oficinas, cada turma realiza seu próprio filme, e todos serão exibidos para as respectivas comunidades.

Em Vila Conceição/ São Benedito e Vila Embratel, as oficinas serão destinadas para pessoas com mais de 45 anos. Já nas comunidades de Anjo da Guarda, Vila Maranhão e Sá Viana, podem participar adolescentes e jovens de 13 a 19 anos.

O resultado dos selecionados para a edição do Cultura na Praça na capital maranhense está programado para o dia 22 de junho. ​

A primeira comunidade a receber o projeto será a Vila Conceição/São Benedito, com oficina de 4 a 7 de julho. Depois, será a vez do bairro Anjo da Guarda, de 10 a 13 de julho. A Vila Maranhão será o próximo destino do projeto, com aulas programadas para 15 a 18 de julho. ​

O bairro Sá Viana recebe de 21 a 24 de julho, os interessados em participar da oficina de cinema. Já entre os dias 26 e 29 de julho, o projeto chega à Vila Embratel.

“O Cultura na Praça já percorreu cidades do interior do Maranhão e agora chega à capital. As oficinas são espaços de trocas muito ricas e, ao longo dos dias, vamos percebendo o engajamento dos alunos, à medida em que a ideia que eles querem levar para as telas vão se concretizando em imagens e sons. É um projeto que oferece o cinema como ponto de partida para que as pessoas comecem a expressar suas linguagens e subjetividades. No último dia, quando exibimos o filme para a comunidade, é emocionante ver o brilho nos olhos de cada um”, afirma o cineasta Cris Azzi.

Todos os filmes também serão lançados no Cine Babaçu, plataforma de exibição on-line do Cultura na Praça para que os filmes possam ser vistos por pessoas de todos os lugares.

No endereço, o Cine Babaçu abriga atualmente 35 filmes de curta-metragem. A plataforma disponibiliza recursos de acessibilidade, como legenda, libras e audiodescrição.

Cultura na Praça

Criado pela Vivas Esporte Cultura em 2017 e patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Cultura na Praça é um festival itinerante de cinema que já rodou cerca de 22 mil quilômetros pelo interior do Pará e do Maranhão, alcançando mais de 40 mil pessoas.

O projeto busca democratizar o acesso à cultura e fomentar a valorização do patrimônio cultural material e imaterial nos municípios beneficiados.

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Envie sua denúnciavídeofoto ou sugestão:

Whatsapp da Redação: (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias