situação global

OMS anuncia fim da emergência em saúde por covid-19

A doença agora é classificada como um “problema de saúde estabelecido e contínuo”.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, destacou que isso não significa que a covid-19 deixou de ser uma ameaça global à saúde. (Foto: Reprodução/Denis Balibouse)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (5) que a covid-19 não é mais considerada uma emergência em saúde pública de importância internacional. Após mais de três anos desde o início da pandemia, a doença agora é classificada como um “problema de saúde estabelecido e contínuo”.

Desde março de 2020, o Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS se reunia regularmente para avaliar a situação global da pandemia.

Durante a última sessão, iniciada ontem (4), membros do comitê observaram a tendência decrescente de mortes, hospitalizações e internações em UTIs causadas pelo vírus, bem como os altos níveis de imunidade da população.

“O comitê de emergência contra a covid-19 se reuniu ontem pela 15ª vez e recomendou que eu declarasse o fim da emergência em saúde pública de importância internacional. Aceitei a recomendação. Com grande esperança, declaro o fim da covid-19 como emergência sanitária global”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

No entanto, o diretor-geral destacou que isso não significa que a covid-19 deixou de ser uma ameaça global à saúde. A doença ainda está tirando vidas em todo o mundo, com uma média de uma morte a cada três minutos, segundo a OMS.

De acordo com os dados da entidade, foram confirmados 765,2 milhões de casos de covid-19 em todo o mundo, com quase 7 milhões de mortes registradas. No entanto, a OMS também relatou que mais de 13,3 bilhões de doses de vacinas contra a doença foram administradas em todo o mundo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias