Boletim da Fiocruz

Maranhão registra crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Entre os meses de março e abril deste ano, 36% dos leitos pediátricos nos hospitais públicos no Maranhão foram ocupados.

Fachada da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES). (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) constatou um crescimento alarmante no número de crianças apresentando sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Maranhão. Durante os meses de março e abril deste ano, aproximadamente 36% dos leitos pediátricos nos hospitais públicos do estado estiveram ocupados.

Em relação à influenza, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que 63 crianças foram atendidas em unidades hospitalares sob responsabilidade da prefeitura, porém, nenhuma delas necessitou de internação.

Um boletim recente divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou um aumento nas internações de crianças por SRAG em todo o Brasil. Segundo o relatório, 19 estados apresentam uma tendência de alta nas internações, sendo que em 13 deles o aumento é significativo.

Além disso, o boletim da Fiocruz também ressaltou o aumento de pacientes adultos hospitalizados com influenza.

As síndromes gripais e as infecções respiratórias agudas graves têm se tornado uma preocupação em nível nacional. O estado do Amapá, diante do crescente número de casos, decretou estado de emergência em saúde pública.

Em resposta a essa situação, uma força-tarefa foi organizada para atuar no Amapá durante o período de emergência sanitária. O estado do Maranhão também participará dessa ação, enviando 96 profissionais da saúde nos próximos dias.

Essa equipe maranhense terá a responsabilidade de coordenar a instalação de 30 novos leitos de UTI e enfermaria no Hospital Universitário do Amapá, contando com médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas e residentes.

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Envie sua denúnciavídeofoto ou sugestão:

Whatsapp da Redação: (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias