Inclusão digital

Maranhão é segundo lugar no Nordeste em número de escolas conectadas à internet

O Ministério das Comunicações (MCom) instalou, somente em 2023, 930 pontos de conectividade em 408 municípios da região nordeste.

No Nordeste, aproximadamente 902 escolas públicas passaram a contar com acesso à internet em 2023. (Foto: Reprodução)

O Governo Federal tem como prioridade levar internet para as regiões mais remotas do Brasil e garantir a inclusão digital de todos os cidadãos.

Através do Programa Wi-Fi Brasil, o Ministério das Comunicações (MCom) instalou, somente em 2023, 930 pontos de conectividade em 408 municípios da Região Nordeste.

Dessas instalações, 54,4% foram realizadas em áreas urbanas e 45,5% em áreas rurais.

O ministro Juscelino Filho destaca que, por meio do Wi-Fi Brasil, a internet está sendo levada a todos os cantos do país, priorizando as regiões que mais necessitam dessa conectividade. O objetivo é promover a inclusão social tão necessária para a população. O programa atende a uma solicitação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o Ministério das Comunicações está empenhado em alcançar as metas estabelecidas.

A Bahia foi o estado com o maior número de instalações, totalizando 200, seguido por Maranhão (177), Ceará (145), Pernambuco (96), Piauí (96), Sergipe (75), Paraíba (53), Alagoas (48) e Rio Grande do Norte (40).

No Nordeste, aproximadamente 902 escolas públicas passaram a contar com acesso à internet em 2023, o que representa 74,2% do total de instalações em escolas feitas em todo o país pelo Programa Wi-Fi Brasil. O objetivo principal é proporcionar acesso à internet nas escolas públicas de regiões com os menores índices de desenvolvimento do país.

O Wi-Fi Brasil utiliza tanto fibra óptica quanto satélite para levar a internet. As antenas recebem o sinal enviado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), o primeiro satélite brasileiro concebido exclusivamente para a transmissão de dados de alta velocidade na banda Ka, cobrindo todo o Território Nacional e a Amazônia Azul.

O satélite foi desenvolvido pelo Ministério das Comunicações com o apoio da Telebras e está em órbita sobre o Equador, a uma altitude de 36 mil quilômetros.

Além de atender às instituições de ensino, o Programa Wi-Fi Brasil também realiza a instalação gratuita de antenas e roteadores em locais como delegacias, Unidades Básicas de Saúde (UBS), assentamentos, comunidades indígenas, quilombolas ou ribeirinhas, bem como em telecentros comunitários.

Para solicitar o serviço, basta acessar o link “obter conexão de internet GESAC” e preencher o formulário. Os pedidos passarão por uma análise técnica, além de serem verificadas a disponibilidade contratual e financeira. Se aprovados, o prazo estimado para a instalação do serviço é de 60 a 90 dias.

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Envie sua denúnciavídeofoto ou sugestão:

Whatsapp da Redação: (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias