IFMA fortalece parcerias com instituições estrangeiras em Portugal e na França
Liderada pelo reitor Carlos Cesar Teixeira Ferreira, missão internacional foi encerrada nesta quinta-feira (4). Comitiva de gestores do IFMA também participou, com estudantes, de encontro com o presidente Lula em Lisboa/Portugal.
Durante missão internacional em Portugal e na França, o IFMA ampliou parcerias com instituições estrangeiras para ações que visam beneficiar estudantes e servidores. A visita aos países teve início no dia 24 de abril e foi encerrada nesta quinta-feira (4). Além de firmar acordos, a delegação do IFMA participou de encontro com o presidente Lula, em Lisboa/Portugal.
A comitiva foi liderada pelo reitor Carlos Cesar Teixeira Ferreira. Também participaram do grupo os pró-reitores de Ensino e Assuntos Estudantis, Maron Gomes; de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Rogério Teles; de Extensão, Carlos Alexandre Amaral Araújo; e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Clarisse Medeiros, além do diretor de Relações Internacionais, Vilton Soares.
O reitor Carlos Cesar Teixeira Ferreira destacou que o fim da missão internacional em Portugal e na França gerou resultados extremamente positivos para nossos estudantes e servidores do IFMA.
“A Missão Internacional realizada pela comitiva do IFMA em Portugal e França representa um divisor de águas na internacionalização do Instituto Federal do Maranhão, pois além de consolidar a Dupla Diplomação com os Institutos Politécnicos Portugueses, avançamos na diversificação das ações e no plurilinguismo”, disse.
“Renovamos nosso acordo com o Instituto Politécnico do Porto para o programa de Dupla Diplomação e ainda assinamos novos acordos com os Politécnicos de Lisboa e Viana do Castelo. Esses acordos possibilitarão a ampliação das vagas e diversificação das áreas/cursos e campi contemplados no próximo edital para seleção de estudantes. Aos nossos servidores, temos a expectativa de lançar em breve um edital para seleção de um curso de mestrado no Politécnico do Porto”, informou.
Portugal
A primeira etapa da visita internacional do IFMA foi realizada em Portugal, de 24 a 28 de abril. Na visita ao país, a comitiva do Instituto realizou encontros para firmar acordos com instituições de educação portuguesas.
No dia 24 de abril, foi assinado acordo geral com o Instituto Politécnico de Lisboa, do programa de dupla diplomação em Engenharia Civil e a construção de minutas de ações. Também nessa data, a comitiva se encontrou com o presidente Lula.
Ao saber que 14 estudantes do IFMA participam de ação de Internacionalização da nossa instituição, o presidente abriu agenda para receber os discentes e a equipe do IFMA, gerando um registro simbólica e extrema importância para o IFMA, Rede Federal e sobretudo para os jovens estudantes dos campi de Imperatriz, Caxias, São Luís/Monte Castelo e Santa Inês que fazem parte da primeira seleção para o programa de Dupla Diplomação Brasil – Portugal. Por meio desse programa estão tendo a oportunidade de obter dois diplomas, o de graduação em seus campi, e o de mestrado, na instituição portuguesa.
Já no dia 26, foi firmado novo acordo, desta vez para dupla diplomação com o Instituto Politécnico do Porto – curso de Engenharia Mecânica Industrial – e começaram as tratativas para a criação de uma turma de Mestrado em Gestão Pública para os servidores.
No dia 27, o destino do grupo foi o Instituto Politécnico de Viana do Castelo para assinatura de acordo geral e do início das tratativas da dupla diplomação em Agronomia, Zootecnia e Engenharia do Território e do Ambiente. A visita ao país foi finalizada no dia 28, com um encontro na Embaixada do Brasil em Portugal. Estudantes e servidores foram recebidos pelo embaixador, Raimundo Carreiro.
França
Nesta semana, a comitiva do IFMA esteve na França para ampliar parcerias com outras instituições relevantes para o ensino e a pesquisa. Nesta terça-feira (2), os gestores foram recebidos no Ministério da Agricultura francês, onde foi discutida a ampliação do programa de intercâmbio “Service Civique”, a participação do IFMA no Fórum Ciência e Sociedade e a construção de um grupo de trabalho para entrada no Programa Brasil França Agricultura (Brafagri).
A comitiva também visitou, na terça-feira (2), o Instituto Saint Joseph, no Castelo de Mesnières, onde a estudante Vitória Machado, do Campus Maracanã, está fazendo intercâmbio. Na ocasião, foi feito um balanço da parceria, iniciada a tratativa para dupla diplomação em Ciências Agrárias e discutida a possibilidade de estágio profissional em Ciências Agrárias, Hotelaria e Gastronomia.
Nesta quarta-feira (3), a delegação visitou a EFREI (Escola de Engenharia para Tecnologias Digitais), para assinatura do novo acordo ampliando as frentes de diálogo entre as instituições. Além disso, estiveram na pauta o início das tratativas para o projeto Brafitec IFMA; a proposta de capacitação para servidores do IFMA na área de Tecnologia da Informação; e aproximação de grupos de pesquisa das duas instituições.
A convite, a comitiva conheceu, na manhã desta quinta-feira (4), as instalações e projetos da Sup Biotech, instituição superior na área de biotecnologia, e tratou sobre a construção de acordo para a mobilidade de servidores e alunos; o desenvolvimento de programas de línguas (inglês e francês), também para servidores e discentes; a cooperação em pesquisa e inovação; e a experiência profissional internacional.
A missão na França foi encerrada com a visita à Embaixada do Brasil em Paris (França), ainda na manhã desta quinta-feira (4). A delegação foi recebida pelo Secretário Daniel Leão e pelas funcionárias do Setor Educacional, Rosemary Osório, e do Setor de Cooperação Educacional, Científica e Tecnológica, Ana Paula Carvalho.
A comitiva apresentou ainda as ações do IFMA com a França e solicitou a cooperação da Embaixada no apoio à mobilidade de servidores e discentes do IFMA, acesso a oportunidades e chamadas, além do acesso a novos parceiros na França.