Diálogo

Governador Carlos Brandão faz visita de cortesia ao Arcebispo de São Luís

No encontro, que aconteceu em sua residência, foi conversado sobre diversos assuntos.

O diálogo contou com a presença do casal Afonso Manoel e Helena Duailibe (Foto: Divulgação)

O governador Carlos Brandão, realizou uma visita de cortesia ao Arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana, na manhã desta terça-feira (2).

No encontro, que aconteceu em sua residência, foi conversado sobre diversos assuntos, de um modo especial a eleição de Dom Gilberto à presidência do Regional Nordeste 5 da CNBB, para o quadriênio 2023/2027.

O regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) compreende o estado do Maranhão, com 11 dioceses e 1 Arquidiocese. O diálogo contou com a presença do casal Afonso Manoel e Helena Duailibe.

Inaugurações

O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) inaugurou, nesta terça-feira (2), o Centro de Formação das Quebradeiras de Coco Babaçu, em solenidade realizada no Auditório do Convento das Mercês, bairro Desterro, Centro Histórico de São Luís (MA).

O Centro de Formação é um componente do Projeto Floresta de Babaçu em Pé, financiado pelo Fundo Amazônia e gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e nesta primeira turma tem com intuito formar cerca de 30 mulheres, com faixa etária entre 29 e 70 anos de idade, dos estados do Maranhão, Pará, Tocantins e Piauí, territórios estes com maior atuação do Movimento das Quebradeiras no país.

O secretário-adjunto da vice-governadoria, André Bello, ressaltou a importância de centros e espaços de enriquecimento pedagógico como este, para que mulheres possam se qualificar para desenvolver e potencializar suas habilidades, levando adiante a prática da quebradeira de coco babaçu, com preservação e responsabilidade ambiental.

O Governo do Maranhão também inaugurou a primeira Unidade de Tratamento para Queimados (UTQ) da rede pública de saúde do Estado. A unidade vai funcionar no Hospital da Ilha, situado na Avenida São Luís Rei de França, e faz parte da terceira etapa de expansão dos serviços oferecidos no local, que está completando um ano de atendimentos prestados à população maranhense.

O funcionamento da UTQ será 24h como retaguarda para pacientes oriundos dos serviços de emergência, através da Central de Regulação de Leitos, conforme o protocolo de acesso estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A Unidade de Tratamento para Queimados (UTQ) dispõe de 19 leitos, sendo seis pediátricos e 13 adultos, sendo dois leitos de estabilização para pacientes mais graves que necessitem de assistência ainda mais especializada.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias