Data Especial

Eletrodomésticos e perfumaria lideram a preferência de presentes para o Dia das Mães

De acordo com a Fecomércio-MA, 61,5% dos ludovicenses pretendem ir às compras neste período.

Em 2023, o destaque da pesquisa vai para a escolha por bens duráveis para presentear, como eletrodomésticos, eletroportáteis e eletrônicos, opção de 32% dos ludovicenses. (Foto: Reprodução)

A segunda melhor data do ano para o comércio varejista, o Dia das Mães, que perde apenas para o Natal, está chegando. Faltando poucos dias para o 14 de maio, quando acontecem as celebrações e homenagens para as mães, o comércio varejista está otimista quanto às vendas no período.

De acordo com a pesquisa de intenção de consumo para o Dia das Mães 2023, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), 61,5% dos ludovicenses pretendem ir às compras neste período.

Esse percentual é -7,6% na predisposição de consumo em relação ao ano passado. De acordo com a Fecomércio isso é resultado da expansão do consumo experimentada em 2022 após a retomada plena da atividade econômica com o fim das restrições sanitárias, o que influenciou fortemente os resultados do ano passado.

Neste ano, o indicador retornou ao mesmo patamar do período pré-pandêmico, em 2019, quando registrou 61,1% de intenção de consumo. Isso para a Fecomércio mostra a consolidação da retomada da confiança das famílias e o fim efetivo dos efeitos da crise sanitária sobre o consumo.

Para a data deste ano, a maioria dos consumidores (67,3%) deverá concentrar a compra em apenas um item para presentear.

Apesar disso, a pesquisa demonstra que o ludovicense deve gastar mais este ano com a compra, declarando média de consumo total de R$ 391, o que equivale a elevação de +51% na perspectiva de gasto em relação a 2022. O valor por presente deverá ficar em R$ 360.

“A atividade econômica tem se mostrado resiliente aos choques e crises que enfrentou nos últimos anos, inflação acelerada, juros altos, restrições sanitárias, chuvas fortes, greves de transporte, entre outros entraves. O comércio voltou a gerar empregos e está confiante nos resultados para o Dia das Mães, que é considerada a segunda melhor data para o varejo”, diz o presidente da Fecomércio, Maurício Aragão Feijó.

Perfumaria e cosméticos com 26% das escolhas

Em 2023, o destaque da pesquisa vai para a escolha por bens duráveis para presentear, como eletrodomésticos, eletroportáteis e eletrônicos, opção de 32% dos ludovicenses.

Entre esses produtos, que elevaram a média de gastos do período, estão os fogões ou geladeiras (6,3%), air fryer (5,5%), televisão (5,1%), liquidificador ou cafeteira (5,0%), lavadora de roupas (4,9%) e smartphone (4,8%).

Os itens de perfumaria e cosméticos contam com 26% das escolhas. Artigos de vestuário, com 22%; sapatos e bolsas, 17%; e joias, 11%.

“Após meses de represamento da intenção de compras dos bens duráveis, por diversos fatores como influência do dólar sobre os preços dos produtos e juros elevados que dificultam o financiamento, as famílias ludovicenses vão apostar no Dia das Mães para adquirir esses produtos com valor agregado mais alto, unindo a necessidade da casa e a vontade de agradar suas mães”, pontua Maurício Feijó.

Shopping é o local de compra mais citado

A pesquisa abordou ainda a preferências dos consumidores em relação os locais de compra. A maioria dos consumidores deverá buscar os produtos nas lojas de shopping, indicado por 56,6% dos ludovicenses.

Essa opção de consumo nos shopping centers ganha ainda mais destaque entre as mulheres (59%), adultos de 21 a 35 anos (61%), pessoas com ensino superior completo (60%) e renda superior a 10 salários-mínimos (87%).

“Nosso estoque conta com novidades e também com liquidações no ramo de calçados, bolsas e roupas”, contou Naira Boaz, gerente de uma loja no Rio Anil Shopping. 

“Tem algumas facilidades, por exemplo, para quem não dispõe de muito tempo como eu. Eu fico fora o dia todo e à noite dá para pesquisar, ver preço. Então para mim o shopping é mais tranquilo, porque consigo adequar ao tempo que eu tenho”, disse a professora Raiana Santos.

Por outro lado, a Rua Grande segue como a segunda opção dos consumidores de São Luís, com 31% de escolha pelo Centro da cidade, tendo maior preponderância na escolha dos consumidores com renda de até 5 salários-mínimos (38%). 

Lojas de bairros e galerias comerciais (24%), supermercados (21%) e a internet (7%) também apareceram na predileção dos consumidores para o Dia das Mães.

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