Dia Mundial da Saúde Digestiva: saiba como evitar as principais doenças
Segundo a Organização Mundial de Gastroenterologia , 20% da população global sofre algum tipo de problema intestinal.
Nesta segunda-feira (29) é o Dia Mundial da Saúde Digestiva. A data tem como objetivo mobilizar e orientar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo.
Segundo a Organização Mundial de Gastroenterologia , 20% da população global sofre algum tipo de problema intestinal e 90% das pessoas não procuram orientação médica, recorrem à automedicação ou não fazem nada para resolver o problema.
O trato digestório e os órgãos anexos constituem o sistema digestório. O trato digestório se estende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamado de canal alimentar ou trato gastrintestinal. As estruturas incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
Os órgãos digestórios acessórios são os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas. Sendo os dentes auxiliares no rompimento físico do alimento e a língua na mastigação e na deglutição.
Os demais, tem como algumas das funções a produção ou armazenamento de secreções que passam pelo tubo digestivo e auxiliam na decomposição química do alimento.
Sintomas
Os sintomas mais comuns de doenças no aparelho digestivo são: náuseas, inchaço, azia, retorno do alimento e ou ácido gástrico, diarreia e/ou constipação e dor abdominal. Mas, outros sintomas como tosse seca, dor no peito, sinusite, asma, dor de cabeça, déficit de atenção e lesões na pele, que aparentemente podem indicar outro tipo de doença, também são sinais de problemas digestivos.
Em casos mais comuns, os sintomas se devem à inflamação do estômago, conhecida como gastrite. Entretanto, podem ser sinais de distúrbios mais graves como úlceras e até mesmo câncer.
Fatores ligados aos riscos de desenvolvimento de doenças do trato digestivo
Excesso de peso, maus hábitos alimentares, consumo exagerado de bebidas alcóolicas, sedentarismo, tabagismo, estresse e histórico familiar são alguns fatores relacionados a doenças gastrointestinais. Manter hábitos saudáveis é importante para a prevenção de doenças, por isso, é indicado:
- beber no mínimo, 2 litros de água por dia
- aumentar o consumo de vegetais, frutas, grãos e sementes
- evitar alimentos gordurosos e excesso de carboidratos, dando preferência aos carboidratos integrais, mastigar bem os alimentos
- não ingerir líquidos durante as refeições, tomar cuidado com excesso de café, refrigerantes e bebidas alcoólicas
- praticar atividades físicas regularmente e incorporar probióticos na sua dieta.
Diagnóstico
O diagnóstico precoce é a melhor forma para curar e evitar complicações de qualquer doença. Ao sentir qualquer sintoma, o recomendado é procurar um médico imediatamente e evitar a automedicação.
No caso do câncer colorretal, um dos mais comuns em todo o mundo, é importante ressaltar que a neoplasia é tratável e, na maioria dos casos, curável ao ser detectada precocemente, principalmente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos.
Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura da doença. Terceiro tipo mais comum no Brasil, o câncer de intestino pode ser detectado precocemente por meio do exame de colonoscopia – recomendável para todas as pessoas acima dos 50 anos. Esta é uma estratégia fundamental para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, aumentar a chance de tratamento.
A doença se manifesta com a presença de tumores alocados na região do intestino grosso chamada cólon, no reto e no ânus, desenvolvendo-se gradativamente por uma alteração nas células que começam a crescer de forma desordenada, inicialmente sem apresentar qualquer sintoma.
Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.
Tratamento
Uma das ferramentas revolucionárias da medicina de precisão, auxiliares na identificação dos tratamentos com maiores condições de sucesso, são os “Organoides Derivados de Pacientes”.
A partir de amostras de biópsias de pacientes, este novo sistema de cultura 3D possibilita a formação de estruturas celulares que preservam a configuração espacial e as características originais.
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Envie sua denúncia, vídeo, foto ou sugestão:
Whatsapp da Redação: (98) 99144-5641