Dia Mundial de Higienização

Confira 10 doenças evitáveis com a lavagem correta das mãos

Segundo dados da OMS, com ato de higienizar as mãos é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções ou doenças.

A lavagem das mãos é uma das medidas mais simples e eficazes para evitar a disseminação de doenças. (Foto: Reprodução)

O Dia Mundial de Higienização das Mãos é celebrado em 5 de maio de cada ano e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da higiene das mãos na prevenção de doenças.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), com ato de higienizar as mãos é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções e doenças.

A lavagem correta das mãos é uma das medidas mais simples e eficazes para evitar a disseminação de doenças infecciosas, principalmente em ambientes de saúde.

Confira a lista de 10 doenças evitáveis com a lavagem correta das mãos:

  1. Gripe – É uma doença respiratória viral que é altamente contagiosa. A lavagem das mãos é uma das melhores maneiras de prevenir a disseminação da gripe. O vírus da gripe pode sobreviver em superfícies por até 48 horas e a lavagem das mãos pode reduzir significativamente o risco de infecção.
  2. Resfriado comum – É outra doença respiratória que pode ser prevenida pela lavagem adequada das mãos. O vírus do resfriado pode ser transmitido através do contato com superfícies infectadas, por isso é importante lavar as mãos regularmente.
  3. Diarreia – É frequentemente causada por bactérias ou vírus que podem ser encontrados em fezes humanas e animais. Lavar as mãos após usar o banheiro ou lidar com fraldas sujas é uma das melhores maneiras de prevenir a disseminação dessas doenças.
  4. Hepatite A – É uma doença viral que afeta o fígado. Ela pode ser transmitida através de alimentos ou água contaminados. Lavar as mãos pode ajudar a prevenir a disseminação da doença, especialmente após o manuseio de alimentos.
  5. Conjuntivite – É uma inflamação da membrana que reveste a superfície do olho e pode ser causada por bactérias, vírus ou alérgenos. A lavagem das mãos pode prevenir a propagação da doença, especialmente entre pessoas que compartilham objetos pessoais, como toalhas ou travesseiros.
  6. Salmonelose – É uma infecção bacteriana que pode ser transmitida através de alimentos contaminados. Lavar as mãos antes de preparar alimentos e após manusear carne crua é uma maneira eficaz de prevenir a disseminação da doença.
  7. Febre tifoide – É uma doença bacteriana que é transmitida através de alimentos ou água contaminados. A lavagem das mãos é uma das melhores maneiras de prevenir a disseminação da doença, especialmente em áreas onde a água pode estar contaminada.
  8. Infecções respiratórias agudas – As infecções respiratórias agudas são doenças que afetam o sistema respiratório e podem ser causadas por vírus ou bactérias. A lavagem das mãos é uma medida importante para prevenir a propagação dessas doenças, especialmente em ambientes fechados, como escolas ou escritórios.
  9. Rotavírus – É uma das principais causas de diarreia grave em crianças. Ele é transmitido através do contato com fezes infectadas. A lavagem das mãos é uma das melhores maneiras de prevenir a disseminação do rotavírus, especialmente após a troca de fraldas.
  10. Norovírus – É uma doença viral que causa vômito e diarreia. Ele é altamente contagioso e pode ser transmitido através do contato com superfícies contaminadas. A lavagem das mãos é uma das melhores maneiras de prevenir a disseminação do norovírus.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias