Transporte semiurbano deve voltar a funcionar nas próximas horas em São Luís
O SET encaminhou convite ao Sttrema para que realizem uma reunião para regularizar a situação.
O SET (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís) recebeu, na manhã desta terça-feira (25), a informação do governo do estado, por meio da MOB (Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos), de que honraria o acordo celebrado no último dia 15 de fevereiro, fazendo, ainda hoje, os devidos repasses de subsídios às empresas operadoras do Sistema de Transporte Semiurbano.
O SET encaminhou convite ao Sttrema (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Maranhão) para que realizem uma reunião para regularizar a situação dos trabalhadores ainda hoje, e para que as atividades do Transporte Metropolitano (Semiurbano) sejam retomadas.
A decisão da paralisação por parte da classe trabalhadora foi tomada na tarde dessa segunda-feira (24), após audiência realizada no Ministério Público do Trabalho (MPT), quando as partes envolvidas não chegaram a acordo. Estavam presentes representantes da SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de São Luís), da MOB, e dos sindicatos patronal e trabalhadores.
O reajuste linear de 7% (sete por cento) aos trabalhadores passou a ser feito pelas empresas, com retroativo, tanto nos salários quanto nos tickets, deste que o acordo foi assinado. Mas, segundo o SET, o Município de São Luís não tem cumprido a sua parte no acordo. Em expediente à Justiça do Trabalho, a prefeitura nega e garante que cumpriu o acordo.
O Estado comprometeu-se agora a fazer os desembolsos e cumprir sua parte no acordo.