Série B

Sampaio Corrêa dá largada em busca da divisão de elite

Na luta para subir para a Série A do Campeonato Brasileiro, Sampaio recebe o Atlético Goianiense, às 17h, no Castelão.

Com uma equipe bastante reformulada, a Bolívia Querida quer manter a tradição de impor respeito dentro de sua casa. (Foto: Reprodução)

O Sampaio Corrêa terá na noite deste sábado (15) o primeiro desafio em busca do acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Este é o grande sonho de sua enorme torcida, que comemora o ano do centenário do clube tricolor.

A bola vai rolar a partir das 17h no Castelão, quando o representante maranhense terá pela frente o Atlético-GO, que foi rebaixado em 2022 e também vai brigar pela volta nesta temporada.

Com uma equipe bastante reformulada, a Bolívia Querida quer manter a tradição de impor respeito dentro de sua casa e faturar os primeiros três pontos na Série B.

Após o fracasso nas três competições que disputou neste primeiro trimestre, a diretoria contratou praticamente um time inteiro e colocou à disposição do técnico Evaristo Piza, que foi vice-campeão alagoano pelo ASA de Arapiraca.

Depois de um longo período de treinamentos em sua maioria secretos – o último jogo foi em Aracaju contra o Sergipe pela Copa Do Nordeste, no dia 22 de março -, onze atletas foram selecionados para começar o duelo, mas a comissão técnica mantém o mistério de só liberar a lista dos titulares uma hora antes do espetáculo.

Sem Pimenta?

Durante a fase de preparação, as maiores dúvidas ficaram no meio de campo. Assim, a equipe provável começará com Luiz Daniel; Matheus Pivô; Gabriel Furtado (ou Léo Silva), Joécio e Alyson; Emerson Sousa, Jonhy Douglas e Neto Paraíba; Nadson (ou Bill, Yago e Bill (ou Mateus Martins).

Arbitragem

João Victor Gobi (árbitro), tendo como assistentes Marcelo Carvalho Van Gasfe e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa, todos do estado de São Paulo. Quarto árbitro: Paulo José Mourão (MA); Árbitro de Vídeo: Cláudio José Rocha Filho, de São Paulo.

Saiba mais sobre o Tricolor no Brasileiro

*Com informações do Manoel Martins

O Sampaio Corrêa vai para sua décima terceira participação na Série B do Campeonato Brasileiro. A terceira e última queda aconteceu em 2018. Esta será a oitava vez que o Tricolor participa no sistema de pontos corridos com acesso e rebaixamento.

A melhor campanha já registrada foi no ano passado, quando o time boliviano ficou na quinta posição na classificação final com 58 pontos.

No geral, o Sampaio estará na sua quadragésima primeira participação. A primeira foi em 1974, vencida pelo Vasco da Gama. Naquela temporada, no entanto, o time carioca foi derrotado pelo Tricolor pelo placar de 2 a 0 em São Luís.

O Tricolor ficou fora do Campeonato Brasileiro em 1973, quando perdeu a vaga para o Moto em jogo seletivo e nos anos de 1975, 1983, 1984, 1988, 1990, 1993,1994, 2005 e 2006.

Números

São 726 (setecentos e vinte e seis) jogos no Campeonato Brasileiro, com o registro de duzentas e cinquenta e uma vitórias, duzentas e cinquenta e quatro derrotas e duzentos e vinte e três empates. O time boliviano marcou oitocentos e oitenta e um gols e sofreu novecentos e oito.

São três títulos de campeão nacional, considerando o Brasileirinho de 1972, que não está incluído nesse levantamento ( hoje seria considerado como Série B), campeão da Série C de 1997 e campeão da Série D de 2012. Além disso, tem dois vices na Série C de 2013 e 2019.

Dos onze que se mantiveram na competição de 2022, oito perderam para o Sampaio, em São Luís, dois empataram, e apenas um venceu o time boliviano. Dos quatro que foram rebaixados para a Série C, o Sampaio venceu três. Apenas um empate.

Dos quatro que foram rebaixados da Série A, todos já estiveram com o Sampaio na Série B no modelo atual de pontos corridos.

Retrospecto

8 vitórias do Sampaio em São Luís entre os 11 que permaneceram:

14.05.22. – Sampaio 2 X 0 Vila Nova (GO)
28.05.22. – Sampaio 2 X 1 Guarani (SP)
09.07.22. – Sampaio 2 X 0 Ituano (SP)
22.07.22. – Sampaio 4 X 1 Sport Recife (PE)
07.09.22. – Sampaio 2 X 1 Novorizontino (SP)
03.10.22. – Sampaio 2 X 1 Ponte Preta (SP)
11.10.22. – Sampaio 2 X 1 Chapecoense (SC)
05.11.22. – Sampaio 2 X 1 Londrina (PR)

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias