Pesquisa revela que jovens brasileiros são os que mais enfrentam barreiras para uma vida saudável
Falta de dinheiro, motivação e de tempo são os principais motivos citados entre pessoas de 18 e 25 anos.
O dia 07 de abril é conhecido, mundialmente, como o Dia da Saúde, e a OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta que, quatro entre cinco adolescentes no mundo são sedentários, especialmente as meninas.
No Brasil, o quadro se agrava, já que 84% dos jovens entre 11 e 17 anos não praticam uma hora diária de atividade física, conforme é recomendado pela instituição.
Uma pesquisa recente, focada no futuro do bem-estar, entrevistou mais de 15 mil pessoas em 15 países, entre eles o Brasil, para entender melhor sobre o comportamento dos consumidores e suas visões sobre alguns temas em torno da saúde e higiene.
Um dado curioso identificado no estudo, que reforça as informações da OMS, mostrou que 36% dos jovens brasileiros, com idades entre 18 e 25 anos, dizem que a motivação é a principal barreira para terem uma vida mais saudável. Outros motivos são a falta de dinheiro, razão de 35% dos entrevistados e a falta de tempo para se cuidar, resposta de 33% desses jovens.
Nesta faixa etária, a pesquisa aponta que as pessoas também enfrentam questões para ter uma melhor higiene pessoal: 21% declaram ser por questões financeiras,16% por falta de motivação e 12% por não ter acesso às ferramentas corretas para isso.
Outros números revelam que alguns temas relacionados à saúde como: ciclo menstrual, incontinência urinaria, obesidade e saúde mental ainda são tabus.