Período da Páscoa estimula o empreendedorismo
O mercado de doces e chocolates ganha força, principalmente, com a volta das relações presenciais pós pandemia, e tem tudo para crescer em relação ao ano passado.
Uma das épocas mais saborosas do ano, tanto para os consumidores quanto para os pequenos negócios do varejo, é a Páscoa. O mercado de doces e chocolates ganha força, principalmente, com a volta das relações presenciais pós pandemia, e tem tudo para crescer em relação ao ano passado.
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o segmento de chocolates registra um crescimento de 13% nos últimos dois anos no Maranhão e a expectativa é que esse número aumente ainda mais neste ano.
A produção de ovos caseiros e artesanais ganha espaço, principalmente, por gerar renda extra para famílias que, com criatividade, diversifica os produtos e conquista cada vez mais os consumidores.
É o caso da Fernanda Lisboa, empreendedora de 38 anos, proprietária da Chocolates Tapuio. Fernanda conta que o chocolate trouxe a ela independência financeira e profissional e, ainda, a oportunidade de valorizar a agricultura familiar, já que a chocolateira cultiva seu próprio cacau.
“Foi através do chocolate que passei a ver, uma forma de, quem sabe um dia, ajudar agricultores como meus avós, que através da agricultura familiar, sustentaram a família de forma digna, porém com muita dificuldade. Sempre vejo neles a força que me motiva a querer que, um dia, eles pudessem ter uma vida melhor, mais digna”, relatou a empreendedora.
O Sebrae considera a época da Páscoa como uma ótima oportunidade para empreender e aumentar as vendas.
“Durante esse período, muitas pessoas procuram presentes e produtos temáticos para comemorar a data, o que pode ser uma oportunidade para os pequenos negócios, incluindo os microempreendedores individuais, alavancarem seus negócios”, ponderou o gerente regional do Sebrae em São Luís, Mauro Formiga.
Fernanda comenta sobre como se manter competitiva em meio a tantas ofertas.
“A primeira estratégia é estar nas redes sociais. A segunda, é oferecer uma experiência. Meu produto é sustentável, orgânico, livre de aditivos e aromatizantes artificiais, o que o torna mais saudável, além de ser uma produção artesanal, com cuidado em cada etapa, desde o plantio, a seleção das matérias primas, até o produto final”.
“Estar atento ao desenvolvimento de novos serviços e produtos, ampliando o mix do mercado e seguindo as tendências, investir em marketing, realizar promoções e descontos nas vendas, além de considerar parcerias com outros empreendedores ou fornecedores locais para ampliar a variedade de produtos ofertados, são estratégias para os donos de pequenos negócios alavancarem seus empreendimentos”, ressaltou Mauro Formiga.
Para Fernanda Lisboa, a receita de sucesso está na dedicação com paixão.
“É encontrar algo que se ame fazer e fazer o melhor que puder diante das possibilidades que se tem no momento. Entregar para o cliente aquilo que você tem de melhor, aquilo que gosta, concluiu a empresária