Defesa do Consumidor

Nubank é notificado por falta de segurança e golpes no aplicativo

A ação foi tomada porque nas últimas semanas houve vários relatos sobre situações envolvendo o banco nas redes sociais

(Foto: Reprodução)

O Nubank recebeu uma notificação para explicar casos de clientes que tiveram suas contas invadidas e acabaram perdendo dinheiro ou tendo empréstimos realizados em seus nomes. A notificação foi enviada na última quinta-feira (6) pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec).

As queixas acusam o aplicativo de falta de segurança, já que os criminosos conseguiam em segundos transferir o saldo das pessoas para contas de terceiros. O Idec aponta que a principal crítica das vítimas é que a instituição financeira não possui ou não utiliza sistemas que bloqueiam transações que fogem do padrão.

A ação foi tomada porque nas últimas semanas houve vários relatos sobre situações envolvendo o banco nas redes sociais.

A notificação do Idec deu 15 dias para que o Nubank dê mais detalhes sobre o caso e informe, por exemplo, se estão sendo adotadas medidas preventivas para evitar golpes em vítimas que tiveram seus celulares roubados ou furtados.

“O artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) obriga o fornecedor a responder pela reparação dos danos causados às pessoas consumidoras pelos defeitos decorrentes da prestação de seus serviços. Desta maneira, é responsabilidade do banco garantir a qualidade e segurança do serviço oferecido, arcando com eventuais prejuízos”, disse Fábio Machado Pasin, advogado do Programa de Serviços Financeiros do Idec.

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