No Dia Mundial da Voz, fonoaudiólogo explica como evitar alterações vocais
Fonoaudiólogo do Hospital São Domingos alerta para os problemas na voz que podem ser sinais de algumas doenças. Neste domingo (16), é celebrado o Dia Mundial da Voz.
A voz é o som produzido pelas cordas vocais através do ar que sai dos pulmões. Ela diz muito sobre a nossa saúde e personalidade. Qualquer rouquidão, dificuldade na produção da voz, cansaço ou esforço ao falar, deve ser avaliado por um profissional especializado.
Segundo o coordenador do Serviço de Fonoaudiologia do Hospital São Domingos, Cleyton Amorim, a voz deve ser produzida de forma natural e sem esforço.
“A mudança na qualidade da voz, pode ser indicativo de doenças como: nódulos nas cordas vocais, fendas, pólipos, refluxo gastroesofágico, resfriados, Parkinson ou até mesmo câncer de cabeça e pescoço. O paciente com alteração vocal, deve procurar um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista para uma avaliação, seguida da escolha para o melhor tratamento, que pode ser um conjunto de práticas entre os dois profissionais”, destaca o fonoaudiólogo.
Cuidados diários
Evitar gritar, pigarrear, falar alto, uso em excesso de álcool, fumar e ter uma boa alimentação; são algumas das orientações do fonoaudiólogo.
“Além destas, é preciso estar atento aos alimentos condimentados, uso de sprays ou balas para aliviar a dor na garganta, isso pode trazer uma melhora momentânea, porém, a longo prazo, não solucionará o problema e pode prejudicar ainda mais a sua voz”, frisa Cleyton Amorim.
A voz como ferramenta de trabalho
Profissionais como cantores, pastores, locutores, professores e outros, devem ser acompanhados por um fonoaudiólogo para, entre outros cuidados, fazer aquecimento e desaquecimento vocal.
“Tenha hábitos saudáveis e beba no mínimo dois litros de água por dia, pois a sua voz é muito importante no seu trabalho e no dia a dia, ela faz parte da boa comunicação”, reforça o fonoaudiólogo.
Quando buscar um profissional de fonoaudiologia
Qualquer rouquidão que persistir por mais de 15 dias, deve ser avaliada por um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista para conhecer a causa. A voz não é apenas estética, ela também é saúde.
“Com a idade a voz vai se modificando e a fonoaudiologia por te ajudar a ter uma melhor comunicação e melhora na estética vocal em todas as idades”, finaliza Cleyton Amorim.
Agende sua consulta
O agendamento de consultas pode ser feito através da Central de Atendimento, no número (98) 3216 8100 ou pelo WhatsApp (98) 991094459.