Primeira Vez

Hospital São Domingos realiza procedimento inédito para o tratamento de divertículo de Zenker

A técnica é uma opção ao tratamento cirúrgico e oferece melhor resposta aos pacientes.

Reprodução

O Serviço de Endoscopia do Hospital São Domingos realizou, pela primeira vez, o procedimento de Diverticulotomia Endoscópica para o tratamento de divertículo de Zenker.

A técnica é uma opção ao tratamento cirúrgico, sendo um diferencial para a melhor qualidade de vida do paciente, pois é um procedimento menos invasivo, com rápida recuperação.

Os pacientes com esse distúrbio apresentam como sintomas: dificuldade de engolir (disfagia), regurgitação, mau hálito, emagrecimento, vômitos, tosse após alimentação, alteração da voz (disfonia), entre outros.

“Os pacientes com divertículo de Zenker são usualmente assintomáticos no início e podem ter o diagnóstico durante o exame de endoscopia realizado por outro motivo. À medida que cresce o divertículo, os pacientes podem queixar-se de dor ou desconforto na garganta, disfagia, tosse intermitente, salivação excessiva e mau hálito”, explica a médica endoscopista do Hospital São Domingos, Dra. Alanna Azevedo.

Benefícios do tratamento endoscópico

Dentre as principais vantagens da Diverticulotomia Endoscópica em comparação à cirurgia aberta, está o tempo mais curto de realização do procedimento, rápida recuperação da anestesia e menos complicações, como fístulas ou infecções de sítio cirúrgico.

O divertículo de Zenker

O divertículo de Zenker é uma doença rara, de natureza adquirida, que geralmente afeta pessoas com mais de 60 anos. A doença consiste na formação gradual uma “bolsa” na parede posterior da passagem da faringe (órgão entre a boca e o esófago, situado na garganta) para o esôfago.

Esta “bolsa” ou divertículo, provoca um desvio de parte dos alimentos do seu percurso normal em direção ao esófago, causando assim uma dificuldade no ato de engolir, ou seja, disfagia. Quando os alimentos se acumulam no divertículo, causam a sensação de se ter um corpo estranho na garganta, o que leva o paciente a efetuar manobras para os desalojar, seja com movimentos do pescoço, seja por compressões manuais externas.

Quando buscar ajuda médica?

Exames como endoscopias digestivas altas ou colonoscopias podem auxiliar no diagnóstico precoce do divertículo de Zenke e tratamento para doenças graves como câncer de estômago e colorretal. Para o agendamento de consultas no Serviço de Endoscopia, entre em contato com a Central de Atendimento, no número (98) 3216 8100 ou pelo whatsapp (98) 991094459.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias