Relatório

Estudo canadense diz que mulheres trans não têm vantagem nos esportes

Segundo a pesquisa, os fatores que determinam o desempenho de um atleta são nutrição e qualidade de treinamento.

Apesar dos estudos e evidências que descartam a possibilidade de vantagem, atletas transgênero têm sido proibidas de competir. (Foto: Reprodução)

O Centro de Ética no Esporte do Canadá (CCES) divulgou relatório afirmando que não existem evidências científicas que provem que mulheres transgênero possuem alguma vantagem nos esportes. Segundo a pesquisa, os fatores que determinam o desempenho de um atleta são nutrição e qualidade de treinamento.

Para o relatório, o CCES analisou toda a literatura científica sobre o tema publicada na língua inglesa entre 2011 e 2021. Todos os textos que possuíam comentários que não apresentam investigação empírica ou teórica foram descartados da análise. Além de estudos biomédicos, a pesquisa também considerou elementos sociais.

Os resultados apresentados a partir de evidências disponíveis provam que os fatores relacionados à puberdade masculina, como tamanho do pulmão e densidade óssea, não produzem qualquer vantagem para mulheres trans atletas.

Além disso concluiu-se que a partir das evidências disponíveis que mulheres trans submetidas à supressão da testosterona, realizada por meio da hormonoterapia, não têm vantagens biológicas sobre as mulheres cis no esporte de elite.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias