No Maranhão

Equipes da Equatorial atuam em áreas de difícil acesso atingidas pelas fortes chuvas

Plano de atuação da Distribuidora visa a recuperação da rede elétrica.

As equipes de manutenção da Distribuidora têm atuado habilmente e de forma coordenada para atender ocorrências em regiões de difícil acesso. (Foto: Reprodução)

No Maranhão, neste começo de ano, mais de 50 municípios já decretaram estado de emergência em decorrência das fortes chuvas que têm provocado alagamentos, altos índices de pessoas desabrigadas, danos à rede elétrica e até mortes.

Até o momento, 6.050 famílias estão desabrigadas e desalojadas, e mais de 31 mil famílias maranhenses foram afetadas direta ou indiretamente, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).

As fortes chuvas que têm provocado alagamento. (Foto: Reprodução)

Em razão disso, a Equatorial Maranhão segue com atenção redobrada para garantir segurança com energia elétrica nas localidades afetadas.

Nesse sentido, as equipes de manutenção da Distribuidora têm atuado habilmente e de forma coordenada para atender ocorrências em regiões de difícil acesso, muitas delas cobertas por água e lama.

Para ações como essas, é necessário utilizar maquinários pesados ou veículos alternativos como barcos e canoas, permitindo assim, o tráfego até o ponto exato dos locais de manutenção.

Exemplos recentes, ocorridos na última semana, foram as ações de manutenção realizadas em Bacabal e na zona rural do município de Santa Luzia, localizados na região centro do estado. O Gerente de Serviços Técnicos e Comerciais da Equatorial Maranhão, Igor Jordão, informa que alguns clientes dos municípios foram impactados devido às intercorrências atmosféricas provenientes dos temporais.

“Em Santa Luzia nossas equipes precisaram reconstruir todo o sistema elétrico que foi levado pela forte ação das chuvas na localidade. Com agilidade, elaboramos um plano de atuação para chegar às áreas de difícil acesso e assim conseguimos normalizar a situação, restabelecendo a energia de forma segura”, destacou Igor.

Já no município de Bacabal, onde o nível do Rio Mearim subiu e alagou uma parte da cidade, a atuação ágil das equipes, junto com Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, também foi fundamental para garantir segurança. Conforme o nível de água abaixa, a Distribuidora realiza a religação com segurança para todos.

Em um cenário semelhante, as cidades da região sul do estado, como Arame, Buritucupu, Itaipava do Grajaú, Bom Jesus das Selvas e Imperatriz, também estão enfrentando alagamentos.

O Superintendente de Operações da Regional Sul da Equatorial Maranhão, Adailson Andrade, pontua algumas ações que estão sendo realizadas para conter os efeitos das fortes chuvas nessas cidades.

“Para garantir a segurança da comunidade no que diz respeito à rede de energia elétrica, a Equatorial Maranhão está realizando inspeções nas áreas alagadas, identificando pontos que possam oferecer riscos de acidentes com choque elétrico e controlando os possíveis perigos. Além disso, as equipes técnicas estão realizando serviços de manutenção da rede elétrica em locais de difícil acesso, como trocas de postes, podas de árvores e remoção de vegetação da rede de energia. Tudo isso está sendo feito em alinhamento com as autoridades competentes que atuam nessas localidades, incluindo a Defesa Civil”, enfatizou.

Em situações de emergência que envolvam alagamentos, principalmente em cidades localizadas em áreas de rios, em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, a Equatorial avalia a segurança para o fornecimento de energia na região afetada e segue acompanhando o nível da água, a fim de avaliar possíveis riscos, evitar acidentes e garantir a segurança da população.

Cabe destacar que, além da atuação momentânea no período chuvoso para recompor a rede elétrica em áreas alagadas, ao longo de todo o ano também são realizadas ações corretivas e ações preventivas de manutenção que têm o objetivo de diminuir a incidência de novas ocorrências que afetem a rede, já analisando possíveis intercorrências causadas por fatores naturais como descargas atmosféricas (raios e trovões), temporais e fortes ventanias.

Nesse sentido, o Gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Maranhão, Lucio Daniel Soares, reitera que a Distribuidora sempre realiza ações de manutenção na rede, bem como fornecendo orientações informativas à população sobre cuidados com energia elétrica, principalmente nas situações de fortes chuvas.

“Estamos atuando diariamente para garantir o fornecimento de energia segura aos clientes. Além de nossas ações de manutenção, é importante que cada um esteja ciente de que nunca se deve tocar em cabos partidos ou usar equipamentos conectados à tomada durante chuvas, cuidados dentro e fora de casa são indispensáveis para a segurança”, pontua. Ele ainda reforça que é necessário usar os canais oficiais para registro de ocorrências envolvendo energia elétrica.

Até o momento, 51 municípios do Maranhão seguem com decretos de calamidade pública em decorrência das fortes chuvas. Em todas as regiões, a Equatorial Maranhão tem atuado de forma preventiva, focando em garantir segurança para todos.

Por isso, em situações envolvendo a rede elétrica, a população deve entrar em contato com a Central de Atendimento 116 indicando o local com ponto de referência para facilitar a localização. Em casos de acidentes, o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) devem ser acionados pelo193 e 192, respectivamente.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias