Serviço

Disque 100 passa a receber denúncias de ameaças a escolas via WhatsApp

O denunciante não precisa se identificar.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio do WhatsApp, pelo número (61) 99611-0100. (Foto: Reprodução)

O serviço Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, passou a receber denúncias de ameaças de ataques a escolas, incluindo creches, universidades e demais instituições de ensino.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio do WhatsApp, pelo número (61) 99611-0100, e podem incluir mensagens de texto, áudios, fotos, arquivos multimídia, links ou URLs.

É importante que o denunciante informe o local alvo da ameaça e os dados de suspeitos, se possível. Caso a ameaça tenha sido feita em ambiente virtual, é recomendado fornecer informações sobre a rede social, site, endereço eletrônico, nome de usuário, URL do perfil, entre outros detalhes relevantes.

As informações recebidas serão encaminhadas em caráter de urgência para a polícia, Conselho Tutelar ou Polícia Federal, de acordo com a situação. O Disque 100 está preparado para receber a denúncia de forma anônima, em formulário próprio, e fazer o encaminhamento adequado às autoridades competentes.

Além disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública também disponibiliza o canal Escola Segura para denúncias de violência escolar, incluindo ameaças de ataques. As informações fornecidas ao canal serão mantidas em sigilo e não haverá identificação do denunciante.

Em caso de emergência, a orientação é ligar para o número 190 ou para a delegacia de polícia mais próxima. É fundamental agir de forma responsável e colaborar com as autoridades na prevenção e combate a ameaças e violência nas escolas.

*Com informações da Agência Brasil

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias