É CAMPEÃO!

Confira os campeões dos principais estaduais deste fim de semana

Ao todo, 14 clubes já levantaram taças locais em 2023.

Fluminense e Palmeiras foram campeões em seus respectivos estaduais. (Foto: Montagem)

As decisões estaduais do último domingo (9) foram marcadas pela manutenção de hegemonias. O destaque foi a goleada do Fluminense sobre o Flamengo, por 4 a 1, no Maracanã, assegurando ao Tricolor o bicampeonato carioca, que não vinha desde os anos 1980.

Confira os campeões dos outros estaduais:

  • Campeonato Gaúcho – Grêmio

Principal contratação do Tricolor para 2023, o atacante uruguaio Luís Suárez, balançou as redes da Arena do Grêmio aos 19 minutos do segundo tempo, cobrando pênalti sofrido por ele próprio e marcado com auxílio do árbitro de vídeo.

Nos acréscimos, o VAR ainda participou da anulação de outro gol gremista, do volante Lucas Silva. O triunfo acabou sendo suficiente para dar o título aos anfitriões, já que o primeiro jogo da final, no Centenário, em Caxias do Sul (RS), acabou 1 a 1.

O Grêmio chegou à 42º conquista de Gauchão, ficando a três do rival Internacional, maior campeão do torneio, com 45 taças. 

  • Campeonato Paulista – Palmeiras

O Palmeiras derrotou o Água Santa por 4 a 0 e garantiu o título de campeão do Campeonato Paulista de 2023 e a Taça da Independência. A decisão ocorreu na tarde desse domingo (9), no Allianz Parque, em São Paulo.

Aos 15 minutos de jogo, Gabriel Menino marcou o primeiro gol para o Palmeiras animando os torcedores. Deixando o Palmeiras mais próximo da Taça, Menino fez o segundo gol aos 27 minutos do primeiro tempo.

O Verdão tratou de resolver a parada logo no primeiro tempo, quando Endrick aproveitou rebote de chute de Rony e decretou a goleada, fazendo o terceiro gol do time ainda no primeiro tempo aos 34 minutos de jogo.PUBLICIDADE

No segundo tempo, José Manuel marcou mais um gol para o Palmeiras. Com a vitória, o Palmeiras se tornou bicampeão do Campeonato Paulista.

  • Campeonato Goiano – Atlético Goianiense

Em uma disputa acirrada, o Campeonato Goiano chegou ao fim com a vitória do Atlético Goianiense contra o Goiás. Decidido nos pênaltis, o Dragão venceu o oponente por 5 a 4, na tarde desse domingo (9), no Estádio da Serrinha, em Goiânia.

Com chuva forte, o primeiro tempo da disputa terminou empatado. Luiz Fernando abriu o placar aos 30 minutos de jogo, fazendo o primeiro gol do Atlético-GO. Aos 38 minutos, Alesson empatou a disputa. Fellipe Bastos foi expulso da competição aos 52 minutos, dificultando o desempenho do time Esmeraldino.

No início do segundo tempo, Vinícius fez um gol de pênalti, virando o placar e botando o Goiás de volta na competição. Palacios garantiu a alegria da torcida do Verdão, fazendo o terceiro gol do time nos minutos dos acréscimos.

Com o saldo de gols igualado entre as duas equipes, a competição seguiu para os pênaltis, onde o Atlético-GO garantiu a vitória. O Dragão também havia vencido o oponente no jogo de ida, por 2 a 0.

A disputa pela taça do Campeonato Goiano de 2022 também foi entre o Atlético-GO e o Goiás. O Dragão foi o campeão do estadual, vencendo o oponente por 3 a 1.

  • Campeonato Mineiro – Atlético Mineiro

O Atlético-MG conquistou, pela quarta vez consecutiva, o título de campeão mineiro após derrotar o América na final do torneio, no início da noite desse domingo (9), no estádio Mineirão. O Galo conquistou exatamente o placar necessário para vencer: dois gols de vantagem sobre o adversário, que não conseguiu balançar a rede. 

Atacante e ídolo dos atleticanos, Hulk mostrou, mais uma vez, a relevância que tem para o time. Aos 32 minutos do primeiro tempo, o atleta não desperdiçou o pênalti marcado a favor do Galo, bateu no alto e marcou o 12º gol dele na temporada. Aos 25 minutos do segundo tempo, um contra-ataque feito por Zaracho levou Hulk a marcar novamente. 

Para vencer a final, o América poderia até mesmo perder o jogo por no máximo um gol de diferença. Aos 41 minutos do segundo tempo, o Coelho teve a chance de reaver o título ao diminuir a diferença de dois gols, quando Henrique Almeida sofreu uma falta de Mariano e o árbitro marcou um pênalti.

Wellington Paulista bateu para o gol, mas com um chute fraco, o goleiro Everson defendeu e impediu a chance do América se tornar Campeão Mineiro.

Com a vitória, o Atlético se torna tetracampeão e leva a taça para casa pela 48º vez na história do campeão mineiro. Além disso, o Galo é o único clube a participar por 17 vezes consecutivas da final do campeonato estadual.

  • Campeonato Paranaense – Athletico Paranaense

Em uma disputa acirrada, o Campeonato Paranaense chegou ao fim com a vitória do Athletico-PR. No jogo desse domingo (9), na Arena da Baixada, em Curitiba, o Furacão ficou no 0 a 0 com o Cascavel, mas garantiu o título por ter vencido o primeiro jogo por 2×1. 

Com o título, o Furacão levanta a taça do estadual pela 27ª vez. Esse é o primeiro título do técnico Paulo Turra no comando do time paranaense. 

A disputa foi acirrada, e terminou o primeiro tempo com chance de gol para ambos os times. Ao longo do segundo tempo, o ritmo diminui e o Athletico-PR passou a jogar pelo empate para se consagrar mais uma vez campeão paranaense.

  • Campeonato Carioca – Fluminense

O Fluminense mostrou que a derrota no jogo de ida da final do Campeonato Carioca contra o Flamengo, por 2 a 0, não intimidou o clube na hora do confronto final.

Com um desempenho que tirou o fôlego do Rubro-Negro, o Tricolor marcou quatro gols, pelos pés de Marcelo, Cano (duas vezes) e Alexander, e conquistou o bicampeonato carioca, na noite deste domingo (9). 

O Flamengo balançou a rede apenas uma vez, aos 50 minutos do segundo tempo, com gol de Ayrton Lucas.

Fluminense e Flamengo entraram em campo no Maracanã, na noite de domingo (9/4), com situações divergentes. O Rubro-Negro estava, até então, com uma posição confortável por ter levado a melhor por 2 a 0 no primeiro jogo. Já o Tricolor precisaria marcar três vezes para ser campeão ou fazer dois gols para decidir a disputa nos pênaltis.

Mesmo com o desafio, os tricolores entraram em campo confiantes após vencerem o jogo de estreia da Libertadores, na quarta-feira (5), contra o Sporting Cristal, em Lima, no Peru. A confiança foi sentida pelo Rubro-Negro, que lutou para manter a maioria da posse de bola, mas não conseguia segurar o jogo.

O resultado foi o Fluminense saindo à frente com gol do lateral Marcelo, aos 26 minutos do primeiro tempo. Cinco minutos depois, um contra-ataque rápido do Flu rendeu um passe certeiro de Ganso para Cano, que tocou de leve e acertou a rede.

Com os gols, o Flu conquistou o empate com o Flamengo, em relação à partida de ida, ainda no primeiro tempo. Após o intervalo, o time parece ter voltado do vestiário decidido a conquistar o título sem os pênaltis: aos 10 minutos do segundo tempo, Cano marcou novamente. O atacante é visto pela torcida como o “carrasco do Flamengo” por ter marcado nove gols contra o Rubro-Negro apenas em 2023.

Nove minutos depois, foi a vez do volante Alexsander aumentar a vantagem e reafirmar a vitória sobre o Flamengo. Com sete minutos de acréscimos, o volante Ayrton Lucas marcou, aos 50 minutos do segundo tempo, o primeiro e único gol do Rubro-Negro, insuficiente, porém, para levar a partida para os pênaltis. 

A vitória fez do Flu 33 vezes campeão na história do Campeonato Carioca. Ele é o segundo maior campeão, atrás apenas do Flamengo, que tem 37 vitórias. 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias