Confira os campeões dos principais estaduais deste fim de semana
Ao todo, 14 clubes já levantaram taças locais em 2023.
As decisões estaduais do último domingo (9) foram marcadas pela manutenção de hegemonias. O destaque foi a goleada do Fluminense sobre o Flamengo, por 4 a 1, no Maracanã, assegurando ao Tricolor o bicampeonato carioca, que não vinha desde os anos 1980.
Confira os campeões dos outros estaduais:
- Campeonato Gaúcho – Grêmio
Principal contratação do Tricolor para 2023, o atacante uruguaio Luís Suárez, balançou as redes da Arena do Grêmio aos 19 minutos do segundo tempo, cobrando pênalti sofrido por ele próprio e marcado com auxílio do árbitro de vídeo.
Nos acréscimos, o VAR ainda participou da anulação de outro gol gremista, do volante Lucas Silva. O triunfo acabou sendo suficiente para dar o título aos anfitriões, já que o primeiro jogo da final, no Centenário, em Caxias do Sul (RS), acabou 1 a 1.
O Grêmio chegou à 42º conquista de Gauchão, ficando a três do rival Internacional, maior campeão do torneio, com 45 taças.
- Campeonato Paulista – Palmeiras
O Palmeiras derrotou o Água Santa por 4 a 0 e garantiu o título de campeão do Campeonato Paulista de 2023 e a Taça da Independência. A decisão ocorreu na tarde desse domingo (9), no Allianz Parque, em São Paulo.
Aos 15 minutos de jogo, Gabriel Menino marcou o primeiro gol para o Palmeiras animando os torcedores. Deixando o Palmeiras mais próximo da Taça, Menino fez o segundo gol aos 27 minutos do primeiro tempo.
O Verdão tratou de resolver a parada logo no primeiro tempo, quando Endrick aproveitou rebote de chute de Rony e decretou a goleada, fazendo o terceiro gol do time ainda no primeiro tempo aos 34 minutos de jogo.PUBLICIDADE
No segundo tempo, José Manuel marcou mais um gol para o Palmeiras. Com a vitória, o Palmeiras se tornou bicampeão do Campeonato Paulista.
- Campeonato Goiano – Atlético Goianiense
Em uma disputa acirrada, o Campeonato Goiano chegou ao fim com a vitória do Atlético Goianiense contra o Goiás. Decidido nos pênaltis, o Dragão venceu o oponente por 5 a 4, na tarde desse domingo (9), no Estádio da Serrinha, em Goiânia.
Com chuva forte, o primeiro tempo da disputa terminou empatado. Luiz Fernando abriu o placar aos 30 minutos de jogo, fazendo o primeiro gol do Atlético-GO. Aos 38 minutos, Alesson empatou a disputa. Fellipe Bastos foi expulso da competição aos 52 minutos, dificultando o desempenho do time Esmeraldino.
No início do segundo tempo, Vinícius fez um gol de pênalti, virando o placar e botando o Goiás de volta na competição. Palacios garantiu a alegria da torcida do Verdão, fazendo o terceiro gol do time nos minutos dos acréscimos.
Com o saldo de gols igualado entre as duas equipes, a competição seguiu para os pênaltis, onde o Atlético-GO garantiu a vitória. O Dragão também havia vencido o oponente no jogo de ida, por 2 a 0.
A disputa pela taça do Campeonato Goiano de 2022 também foi entre o Atlético-GO e o Goiás. O Dragão foi o campeão do estadual, vencendo o oponente por 3 a 1.
- Campeonato Mineiro – Atlético Mineiro
O Atlético-MG conquistou, pela quarta vez consecutiva, o título de campeão mineiro após derrotar o América na final do torneio, no início da noite desse domingo (9), no estádio Mineirão. O Galo conquistou exatamente o placar necessário para vencer: dois gols de vantagem sobre o adversário, que não conseguiu balançar a rede.
Atacante e ídolo dos atleticanos, Hulk mostrou, mais uma vez, a relevância que tem para o time. Aos 32 minutos do primeiro tempo, o atleta não desperdiçou o pênalti marcado a favor do Galo, bateu no alto e marcou o 12º gol dele na temporada. Aos 25 minutos do segundo tempo, um contra-ataque feito por Zaracho levou Hulk a marcar novamente.
Para vencer a final, o América poderia até mesmo perder o jogo por no máximo um gol de diferença. Aos 41 minutos do segundo tempo, o Coelho teve a chance de reaver o título ao diminuir a diferença de dois gols, quando Henrique Almeida sofreu uma falta de Mariano e o árbitro marcou um pênalti.
Wellington Paulista bateu para o gol, mas com um chute fraco, o goleiro Everson defendeu e impediu a chance do América se tornar Campeão Mineiro.
Com a vitória, o Atlético se torna tetracampeão e leva a taça para casa pela 48º vez na história do campeão mineiro. Além disso, o Galo é o único clube a participar por 17 vezes consecutivas da final do campeonato estadual.
- Campeonato Paranaense – Athletico Paranaense
Em uma disputa acirrada, o Campeonato Paranaense chegou ao fim com a vitória do Athletico-PR. No jogo desse domingo (9), na Arena da Baixada, em Curitiba, o Furacão ficou no 0 a 0 com o Cascavel, mas garantiu o título por ter vencido o primeiro jogo por 2×1.
Com o título, o Furacão levanta a taça do estadual pela 27ª vez. Esse é o primeiro título do técnico Paulo Turra no comando do time paranaense.
A disputa foi acirrada, e terminou o primeiro tempo com chance de gol para ambos os times. Ao longo do segundo tempo, o ritmo diminui e o Athletico-PR passou a jogar pelo empate para se consagrar mais uma vez campeão paranaense.
- Campeonato Carioca – Fluminense
O Fluminense mostrou que a derrota no jogo de ida da final do Campeonato Carioca contra o Flamengo, por 2 a 0, não intimidou o clube na hora do confronto final.
Com um desempenho que tirou o fôlego do Rubro-Negro, o Tricolor marcou quatro gols, pelos pés de Marcelo, Cano (duas vezes) e Alexander, e conquistou o bicampeonato carioca, na noite deste domingo (9).
O Flamengo balançou a rede apenas uma vez, aos 50 minutos do segundo tempo, com gol de Ayrton Lucas.
Fluminense e Flamengo entraram em campo no Maracanã, na noite de domingo (9/4), com situações divergentes. O Rubro-Negro estava, até então, com uma posição confortável por ter levado a melhor por 2 a 0 no primeiro jogo. Já o Tricolor precisaria marcar três vezes para ser campeão ou fazer dois gols para decidir a disputa nos pênaltis.
Mesmo com o desafio, os tricolores entraram em campo confiantes após vencerem o jogo de estreia da Libertadores, na quarta-feira (5), contra o Sporting Cristal, em Lima, no Peru. A confiança foi sentida pelo Rubro-Negro, que lutou para manter a maioria da posse de bola, mas não conseguia segurar o jogo.
O resultado foi o Fluminense saindo à frente com gol do lateral Marcelo, aos 26 minutos do primeiro tempo. Cinco minutos depois, um contra-ataque rápido do Flu rendeu um passe certeiro de Ganso para Cano, que tocou de leve e acertou a rede.
Com os gols, o Flu conquistou o empate com o Flamengo, em relação à partida de ida, ainda no primeiro tempo. Após o intervalo, o time parece ter voltado do vestiário decidido a conquistar o título sem os pênaltis: aos 10 minutos do segundo tempo, Cano marcou novamente. O atacante é visto pela torcida como o “carrasco do Flamengo” por ter marcado nove gols contra o Rubro-Negro apenas em 2023.
Nove minutos depois, foi a vez do volante Alexsander aumentar a vantagem e reafirmar a vitória sobre o Flamengo. Com sete minutos de acréscimos, o volante Ayrton Lucas marcou, aos 50 minutos do segundo tempo, o primeiro e único gol do Rubro-Negro, insuficiente, porém, para levar a partida para os pênaltis.
A vitória fez do Flu 33 vezes campeão na história do Campeonato Carioca. Ele é o segundo maior campeão, atrás apenas do Flamengo, que tem 37 vitórias.