No Maranhão

Vale manteve 19,5 mil empregos e recolheu R$ 329 milhões em ICMS e ISS

A empresa lançou uma publicação com dados, investimentos e projetos realizados no estado entre janeiro e dezembro do último ano.

Reprodução

A Vale anunciou esta semana por meio de um relatório os principais projetos e dados relacionados à sua atuação em 2022 no Maranhão.

No estado, a empresa mantém ativos estratégicos para sua operação no Brasil, como a Usina de Pelotização, a Estrada de Ferro Carajás e o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira.

Os destaques da atuação da mineradora na economia maranhense foram:

• 19,5 mil empregos mantidos, entre trabalhadores próprios e contratados, incluindo aqueles mobilizados para prestar algum serviço na empresa
• R$ 446 milhões em massa salarial, que é a soma de todas as remunerações e benefícios pagos pela empresa a empregados próprios
• 329 milhões de reais recolhidos em tributos (ICMS e ISS)
• 196,6 milhões de reais em investimentos sociais (obrigatórios, voluntários e mitigatórios)
• 126 milhões de reais em investimentos na área ambiental (caráter voluntário e obrigatório)
• 4,7 bilhões de reais foi o valor referente às compras realizadas junto a fornecedores locais
• 255 empresas com matriz ou filial no estado fecharam negócios com a Vale em 2022
• 164 milhões de toneladas embarcadas no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira
• 174 milhões de toneladas de minério de ferro e carga geral transportadas pela Estrada de Ferro Carajás.

Um dos empregos mantidos pela Vale no estado é o da maranhense Danielle Ferreira, que atua como maquinista de pátio, em Açailândia.

Daniele entrou na empresa por meio do Programa de Formação Profissional, uma das principais portas de entrada para cargos operacionais e técnicos na Vale, que deve abrir novas vagas nos próximos meses.

Cerca de 89% da mão de obra da Vale no Maranhão é formada por maranhenses.

Danielle Ferreira é uma das 1031 mulheres empregadas próprias da Vale no Maranhão. A empresa estabeleceu uma meta de dobrar a representatividade de mulheres na empresa até 2025 (de 13% para 26%).

Espaços ambiental e cultural com acesso gratuito durante o ano todo

Outro destaque da publicação refere-se aos espaços de lazer, meio ambiente e cultura mantidos pela Vale e Fundação Vale em São Luis, como o Parque Botânico Vale e o Centro Cultural Vale (CCVM).

Em 2022, o Parque Botânico, localizado na Avenida dos Portugueses, no bairro Anjo da Guarda, recebeu um total de 4.597 visitantes e realizou 109 eventos de diversos temas.

Já o Centro Cultural Vale Maranhão teve um ano movimentado e rico. Foram quase 130 mil visitantes presenciais, além de 1,26 milhões de acessos virtuais, para os mais de 400 eventos realizados, entre shows, exposições, sessões de cinema, entre outros, no ano passado.

Um dos destaques foi a exposição Itinerância, da 34ª Bienal de Arte de São Paulo. A mostra reuniu obras de 9 artistas e recebeu 700 mil pessoas, além de ter alcançado 2,7 milhões de pessoas on-line.

A publicação completa do Balanço Vale+ da Vale, com dados, investimentos e projetos da empresa no Maranhão pode ser acessada em www.vale.com/ma.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias