Tuberculose: sintomas, tratamento e prevenção
É muito importante procurar tratamento logo nos primeiros sintomas.
Nesta sexta-feira (24) é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A tuberculose é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também chamada de bacilo de Koch.
A transmissão ocorre pelo ar através da fala, espirro e da tosse. Ela afeta principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos do corpo humano, dependendo da gravidade. O diagnostico é feito com exames de laboratório como baciloscopia e radiografia no tórax. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo.
Confira agora os sintomas, o tratamento e como se prevenir da doença:
Sintomas
- tosse por mais de duas semanas;
- fraqueza;
- palidez;
- cansaço;
- suor noturno;
- perda de apetite;
- perda de peso;
- febre.
É muito importante procurar tratamento logo nos primeiros sintomas.
Tratamento
O tratamento tem um período de seis meses e é realizado com quatro remédios com indicação médica:
- rifampicina;
- isoniazida;
- pirazinamida;
- etambutol.
Prevenção
A principal forma de prevenção da tuberculose é a vacina BCG. A vacina BCG é oferecida de graça pelo SUS (Sistema Único Saúde) e deve ser aplicada nas crianças logo ao nascer ou, no máximo, antes dos 5 anos de idade. Ela protege contra as formas mais graves da tuberculose.
Além de evitar a exposição à bactéria que causa a tuberculose, é importante avaliar outros fatores sociais que podem ter relação com a doença, como a pobreza e a exclusão social.
A tuberculose é uma doença que pode afetar comunidades que vivem em condições de vulnerabilidade, como os indígenas, as pessoas privadas de liberdade, pessoas que vivem com HIV/aids e pessoas em situação de rua.