Conscientização

Transtorno Bipolar: conheça os tipos e os sintomas

Nesta quinta-feira (30) é lembrado o Dia Mundial do Transtorno Bipolar.

O diagnóstico do transtorno bipolar é clínico. (Foto: Reprodução)

O dia Mundial do Transtorno Bipolar é lembrado nesta quinta-feira (30) e tem o objetivo de chamar a atenção para os efeitos dos transtornos bipolares na qualidade de vida e o convívio social do paciente. O transtorno bipolar ou bipolaridade é uma condição da saúde mental que causa mudanças incomuns de humor.

A causa exata do transtorno bipolar é desconhecida, mas de acordo com alguns estudos, fatores genéticos e alterações na área do cérebro estão relacionados.

O diagnóstico do transtorno bipolar é clínico, apoiado no levantamento da história e no relato dos sintomas pelo próprio paciente ou por um amigo ou familiar. O tratamento é realizado por meio de medicamentos como estabilizadores o humor e antidepressivos.

De acordo com a OMS o transtorno bipolar atinge cerca de 140 milhões de pessoas no mundo. A doença se manifesta entre os 15 e 25 anos.

A bipolaridade é caracterizada pela alternância entre depressão e mania.

Sintomas

Os sintomas dos episódios de mania  são os seguintes:

  • Hiperatividade;
  • Capacidade de discernimento diminuída;
  • Compulsão alimentar;
  • Gastos excessivos.

Nos episódios de depressão tem-se os seguintes sintomas:

  • Baixa autoestima;
  • Perda de peso e de apetite;
  • Desânimo diário ou tristeza;
  • Fadiga ou falta de energia;
  • Pensamentos sobre morte e suicídio.

Tipos

Tipo 1

O transtorno afetivo bipolar tipo 1 é aquele em que o paciente teve pelo menos 1 episódio de mania ao longo da vida, independentemente da quantidade de episódios de depressão ou de hipomania. Tem prevalência em 0,6% da população geral, não tendo diferença entre os sexos.

Tipo 2

O transtorno afetivo bipolar tipo 2 é aquele em que o paciente teve pelo menos 1 episódio de hipomania e 1 episódio depressivo na vida, com ausência de episódios de mania. Tem prevalência em 0,4% da população, sendo mais comum em mulheres. Pela ausência de episódios de mania, o diagnóstico pode ser mais difícil, por isso acaba sendo subdiagnosticado.

Ciclotimia

O transtorno ciclotímico é caracterizado por flutuações patológicas de humor, tanto para polo depressivo como para polo maníaco, porém, esses episódios são de curta duração e com menos sintomas, não fechando critério para TAB

Objetivo dessa data é chamar a atenção para os efeitos dos transtornos bipolares na qualidade de vida e o convívio social do paciente.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias