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Seduc discute desafios do novo Fundeb durante Congresso, em São Luís

Órgãos destacaram ações e medidas para a gestão do recurso do Fundeb, para melhorar os indicadores educacionais.

(Foto: Divulgação/Antônio Martins)

O secretário Adjunto da Seduc, Delmar Matias, representando o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, participou do 1º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, nesta terça-feira (14).

Congresso discute os desafios do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

Delmar palestrou ao lado de representes do Ministério Público Estadual, Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União e Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Juntos, destacaram ações e medidas para a gestão do recurso do Fundeb, para melhorar os indicadores educacionais. No final de seu discurso, o representante da Seduc agradeceu o convite da Famem.

“Debatemos temas importantes para o desenvolvimento da educação dos municípios, entre eles os desafios para o novo Fundeb. Foi um debate muito rico com os municípios, onde destacamos situações em que podemos melhorar a aplicabilidade dos recursos no Estado do Maranhão. Estamos gratos pelo convite da Famem”, destacou Delmar Matias.

O Auditor Federal da Controladoria Geral da União, Wellington Rezende, destacou aspectos importantes que podem melhorar a qualidade da educação e promover avanços significativos, para alcançar as metas exigidas pelo Ministério da Educação (MEC).

“Para que tenhamos uma educação de qualidade no Estado, precisamos melhorar os nossos indicadores do IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]. Precisamos investir no treinamento de professores, melhorar a rede ensino e trazer a comunidade para dentro do ambiente escolar. Acredito que isso seja uma boa saída”, disse Rezende.

O coordenador do Centro de Apoio da Educação do Ministério Público do Estado do Maranhão, Eduardo Borges, falou sobre visão educacional ampla e planejamento como estratégias para ajudar a melhorar a educação no estado e nos municípios.

“Os desafios do Fundeb são imensos. Há problemas históricos, pressão da folha de pagamento, a questão do piso, a dimensão do número de aluno, mas tudo isso compõe a variação das complementações. O que o município precisa é pensar na educação como um todo, nas grandes causas e materializar isso através de um planejamento, com uma gestão comprometida com a educação integral, sistêmica, e aí sim, podemos falar em desafios, emancipar as pessoas e fazer cumprir o papel da educação”, salientou Borges

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