DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Protagonismo feminino na política do Maranhão

O Imparcial conversou com algumas sobre a importância dessa representatividade no segmento.

Para a vereadora Silvana Noely , é um orgulho ser a terceira mulher preta na história a se tornar vereadora da cidade de São Luís. (Foto: Reprodução)

É cada vez maior a participação feminina no segmento político maranhense. Prova disso, é o número de mulheres tanto no parlamento estadual, municipal e federal. Só para se ter uma ideia a bancada feminina na Câmara de São Luís registrou um crescimento no pleito de 2020.

O número subiu de três mulheres em 2016 para cinco eleitas desta vez. São elas: Rosana da Saúde (Republicanos), Fátima Araújo (PCdoB), Concita Pinto (PCdoB), Silvana Noely (PTB) e Karla Sarney (PSD). Além das co-vereadoras do Coletivo Nós pelo PT:: Eunice Chê, Flávia Almeida e Raimunda Oliveira.

Para a vereadora Silvana Noely , é um orgulho ser a terceira mulher preta na história a se tornar vereadora da cidade de São Luís. A parlamentar ressaltou que esse sentimento também é conjugado com a inquietação de saber que ela não pode ser a única e que se faz necessário de mais mulheres na política e ocupando espaços de deliberação. 

“Hoje, a maior parte da população é composta por mulheres, mas ocupamos menos de 20% dos cargos políticos no Brasil e em São Luís.  Durante séculos, as mulheres foram vistas apenas como objetos de subordinação e controle, com seus direitos políticos e à educação negados. Essa desigualdade, construída historicamente, ainda é realidade nos dias de hoje e, embora a luta por igualdade de gênero deva ser levantada por todas as pessoas, precisamos de mais mulheres, pensando e formulando políticas públicas que considerem a nossa existência e nossas questões”, avaliou Silvana Noely. 

Em entrevista O Imparcial, Silvana Noely também falou sobre a importância de ocupar uma cadeira no parlamento municipal.

“Acredito que a primeira luta é ser eleita, mas estar vereadora e ocupar a política também é um desafio em um país onde esse espaço é violento para nós nas  interrupções, na tentativa de invisibilizar e desvalidar nossos posicionamentos. Mas, como sempre digo, minha resposta é a excelência, olhar de igual para igual, e continuar lutando por uma política que tem a cara da nossa cidade e a cara do Brasil. E não vamos desistir! Podemos e estamos transformando a cidade! Para todas as mulheres que estão na luta, sigam firmes e aguerridas, pois todos os espaços também são nossos! Como cantava Elza Soares: “Minha voz, uso pra dizer o que se cala”. Somos potência”, acrescentou a vereadora.

Iracema primeira mulher a comandar a Assembleia

 Deputada Estadual Iracema Vale é a primeira mulher a comandar a Assembleia Legislativa em 188 anos de história.

O cresciemnto da participação de mulheres, também foi registrado na Assembleia Legislativa do Maranhão conta agora com a maior bancada feminina em 188 anos de história, com 12 deputadas estaduais para a 20ª Legislatura.

Também será a primeira vez que a Casa será presidida por uma mulher, a deputada Iracema Vale (PSB), eleita pelos seus pares para comandar o Parlamento Estadual no biênio 2023-2024.

Além do comando da Presidência com Iracema Vale, a bancada feminina também é composta pelas deputadas Fabiana Vilar (PL), eleita 3ª vice-presidente; Andreia Martins Rezende (PSB), eleita 4ª vice-presidente; Daniella (PSB), que será a procuradora da Mulher da Casa; além de Solange Almeida (PL); Mical Damasceno (PSD); Dra. Vivianne (PDT); Abigail (PL); Edna Silva (Patriota); Janaína Ramos (Republicanos); Claudia Coutinho (PDT); e Ana do Gás (PCdoB).

Com 30 anos de experiência na vida pública, a deputada Iracema Vale, ressaltou que a sua posse é um marco na história política do Maranhão.  

“Como mencionei na minha posse o fato de finalmente a Assembleia Legislativa ter uma voz feminina no comando em quase 200 anos de existência, mostra que está acontecendo uma mudança de mentalidade. O Maranhão colocou 12 mulheres na Assembleia. É uma vitória para nós! Acredito muito na nossa força, e que por mais difícil que seja a caminhada, devemos sim ousar, superar desafios e buscar ocupar nossos espaços. Sejam eles em qualquer esfera. Todas nós realizamos coisas lindas nas nossas vidas. Vamos nos orgulhar disso e partir para o trabalho em busca do crescimento. Isso é o que podem esperar de mim na ALEMA: muito trabalho, muita vontade de servir ao povo maranhense buscando sempre o melhor para o nosso estado”.

Iracema Vale foi a segunda mulher a assumir o controle do Executivo Estadual no Maranhão, antes dela apenas a ex-governadora Roseana Sarney, comandou o Estado por quatro mandatos.

A deputada estadual Iracema Vale também comemorou recentemente outros dois feitos históricos: eleita em 2022 a deputada mais votada da história do Maranhão, Iracema também foi a primeira parlamentar a presidir a ‘Casa do Povo’, em 188 anos de história da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).   

Na Câmara Federal, o Maranhão conta com três mulheres representando o Maranhão. Nas eleições de 2022, a deputada federal Detinha (PL) foi a mais votada, com 161.206 votos. Além dela fazem parte da bancada federal as parlamentares Amanda Gentil (PP) e a ex-governadora Roseana Sarney.

No senado federal, a bancada maranhense tem como representantes do estado, as senadoras Eliziane Gama (Solidariedade) e Ana Paula Lobato (PSB), que por ser a 1ª suplente da chapa, assumiu na Casa, a vaga do senador eleito Flávio Dino (PSB) que foi para o Ministério da Justiça.

Acompanhe e siga nossas redes sociais:
InstagramTwitter Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúnciavídeosfotos sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias