Pneumonia Leve

Presidente Lula decide adiar viagem à China por orientação médica

Viagem para a China é considerada estratégica e estava marcada para este domingo (26)

Presidente foi diagnosticado com pneumonia após intensa agenda pelo Brasil. (Foto: Reprodução/Adriano Machado)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiou a viagem à China por conta do quadro de pneumonia. Ainda não há previsão para a nova data.

Segundo o Planalto, a decisão foi tomada após reavaliação feita neste sábado (25) do estado de saúde do presidente, por recomendação do serviço médico da Presidência.

Em nota, o Planalto ressalta, porém, que houve melhora clínica.

“Após reavaliação no dia de hoje, e apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para a China até que se encerre o ciclo de transmissão viral”, disse, em nota, a médica infectologista Ana Helena Germoglio, que atua no Planalto acompanhando a saúde de Lula no dia a dia.

Segundo a médica, o presidente foi diagnosticado com uma broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A. Lula deu entrada na quinta-feira (23) no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, após surgirem os sintomas. O Planalto já comunicou o adiamento às autoridades chinesas.

Inicialmente, o embarque de Lula à China estava previsto para hoje, mas foi adiado para o domingo (26) após o presidente apresentar sintomas de gripe e ser diagnosticado com um quadro leve de pneumonia. Ontem, ministros palacianos garantiram que a viagem estava mantida, sem prejuízos à agenda, mas a situação foi reavaliada nesta manhã.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias