Solidariedade

Hemomar e Judiciário promovem campanha de doação de sangue

A campanha incentiva novas doações voluntárias, o retorno de doadores regulares e a expansão da prática entre os maranhenses nos hemocentros e nas instituições.

(Foto: Reprodução)

Doação de sangue promovida pelo Judiciário e pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), acontece até às 16h no ônibus do Hemomar, estacionado em frente à Divisão Médica do TJMA, no Centro Histórico de São Luís, na Praça Dom Pedro II. Nesta sexta (17), o evento será no auditório do Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau), das 9h às 16h.

O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, ressaltou que a iniciativa representa o compromisso do Judiciário maranhense com a construção de um mundo mais solidário

“Temos que ter o pensamento que alguém sempre irá precisar de sangue em determinado momento. E se a gente se conscientiza disso, a gente cria esse espírito cívico de doação, de entrega, que faz bem pra gente também. Esta ação evidencia a importância da participação e do esforço de todos na construção de um mundo melhor, mais solidário e mais humano. Enfim, todos nós ganhamos com esta iniciativa”, pontuou.

A diretora-geral do Hemomar, Clícia Galvão, destacou a relevância da parceria com a Justiça ao aproximar o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão da comunidade.

“Hoje, o nosso estoque de bolsas de sangue está em estado crítico. A intenção é que, com essas campanhas, a gente consiga estabilizar o estoque e atender às demandas. Então, esta parceria com a Justiça é extremamente relevante porque além dos servidores, conseguimos alcançar toda a comunidade, nos aproximando mais das pessoas”, disse.

A campanha incentiva novas doações voluntárias, o retorno de doadores regulares e a expansão da prática entre os maranhenses nos hemocentros e nas instituições.

Triagem

Ao chegar local é feita uma triagem pela equipe do Hemomar, na Divisão Médica do TJMA. Após uma entrevista e exames para avaliar se a pessoa está apta a doar sangue, é feita a coleta no ônibus do Hemomar.

Requisitos

Para doar sangue, é preciso preencher alguns requisitos básicos:

  • estar bem de saúde;
  • ter entre 16 e 69 anos;
  • se alimentar bem no dia da doação;
  • pesar no mínimo 50 kg;
  • não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes;
  • não ter se exposto à situação de risco que favoreça a contaminação por doenças transmissíveis pelo sangue;
  • apresentar documento oficial com foto.

Acompanhe e siga nossas redes sociais:
InstagramTwitter Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúnciavídeosfotos sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias