Centro de Lançamento

Espaçoporto de Alcântara entra no mercado de transporte espacial

Condições meteorológicas favoráveis permitiram realizar o lançamento do foguete sul-coreano.

(Foto: Reprodução)

No último domingo (19), o foguete sul-coreano HANBIT-TLV foi lançado a partir do Espaçoporto de Alcântara, localizado no Maranhão. A Operação Astrolábio realiza, simultaneamente, o ensaio em voo do motor sul-coreano, a propulsão híbrida e os ensaios do Sistema de Navegação Inercial Brasileiro (SISNAV).

Astrolábio entra para a história do Programa Espacial Brasileiro (PEB) ao se tornar a primeira operação privada de transporte espacial realizada no Brasil. Enquadrada como de pesquisa e desenvolvimento, a missão faz parte de um acordo entre a empresa INNOSPACE e o Departamento Brasileiro de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB)

O HANBIT-TLV levou a bordo o SISNAV, carga útil brasileira desenvolvida pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

A Agência Espacial Brasileira saúda e congratula com todos os envolvidos nas diversas etapas de negociação, preparação, logística e efetiva operação e que envidaram seus melhores esforços para que o lançamento ocorresse com sucesso.

Segue abaixo uma mensagem do presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura:

“Independentemente de onde estejam hoje, muitos merecem o reconhecimento do Programa Espacial Brasileiro. Bem sabemos o quanto de criatividade, de persistência, de superação foram necessários para preparar e plantar!

Neste momento, devemos reconhecer os esforços de todos que, ao longo de décadas, em especial nos últimos anos, dedicaram-se a remover obstáculos e a lançar fundações para o avanço seguro. O Executivo Federal, o Congresso, a academia, o terceiro setor, o Maranhão e Alcântara, muitos somaram para cravar marcos importantes para que as novas gerações possam crescer! 

O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) é um desses marcos. A parceria com a EMAER, CCISE e a AEB é outro. A ideia de salvar o interesse da Innospace e promover o lançamento de P&D, por iniciativa originária do Brigadeiro Potiguara e do Dr. Élcio, é mais um, entre tantos! 

A sociedade vai abraçar cada vez mais o espaço à medida que lhe dermos oportunidades de saber como são empregados os recursos que nos alocam. Devemos perseverar no aperfeiçoamento constante, inclusive, no alinhamento de todo o Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE). 

Essa comunidade de profissionais criativos e obstinados pode, ao trabalhar em uníssono, elevar o Brasil a um novo status no cenário mundial. Os braços técnicos das entidades diretamente envolvidas na Operação Astrolábio são essenciais, mas nunca chegariam ao sucesso sem os esforços logísticos, administrativos e políticos que fazem o sistema rodar! 

A todos, nosso reconhecimento e apoio!” 

Veja aqui o vídeo do lançamento. 

Foguete e carga útil

O HANBIT-TLV é um veículo de testes com 8,4 toneladas e 16,3 metros de altura, desenvolvido pela empresa INNOSPACE, que utiliza um sistema patenteado de alimentação por bomba elétrica, além de tecnologia híbrida, ou seja, com propulsão à base de oxigênio líquido e uma mistura de parafinas.

Dessa forma, proporciona composição química estável, fabricação mais rápida e de menor custo.

Além disso, os gases emitidos se dissipam rapidamente na atmosfera ao longo do voo, o que diminui bastante os impactos ao meio ambiente e ao meio marítimo.

Já o SISNAV é um sistema inercial desenvolvido pelos militares e profissionais civis do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), que mandará dados de navegação para análise na Terra.

A equipe técnica verificará se o sistema opera bem em ambientes reais, com variáveis extremas como, por exemplo, vibração, choque e alta temperatura, que ocorrem em todo o processo desde a decolagem e durante o voo transatmosférico.

O SISNAV está inserido dentro do SISNAC (Sistema de Navegação e Controle) que fará parte do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM), projeto este do IAE, apoiado pela AEB e dentro do Programa Espacial Brasileiro.

A INNOSPACE

INNOSPACE é uma startup espacial sul-coreana, fundada em 2017. Tem como CEO o engenheiro aeroespacial Soo Jong Kim e fica localizada na cidade de Sejong, a menos de três horas da capital, Seul (KR).

Devido às relações com o Brasil, a empresa dispõe de subsidiária integral, localizada em São José dos Campos (SP). É a INNOSPACE Brasil que gerencia as operações de lançamento no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

O seu objetivo é a fabricação de pequenos lançadores de satélites e serviços de engenharia aeroespacial. A empresa está desenvolvendo lançadores de pequenos satélites híbridos, movidos a foguetes (HANBIT), para fornecer serviços de lançamento que sejam confiáveis, de baixa latência e baixo custo, no mercado atual de pequenos satélites, que se encontra em rápida expansão, o chamado New Space.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.

Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias