compartilhamento de arquivos

Entenda o que é recuperação de dados de NAS e o passo a passo de como fazer com o Recoverit

Confira o passo a passo de dois processos diferentes para recuperação de arquivos ou dados importantes.

Andrea Piacquadio (Foto: Pexels).

A recuperação de dados NAS é o processo que restabelece dados e arquivos perdidos ou corrompidos de um sistema de armazenamento em rede.

Poucas coisas nos causam tanto desespero quanto perder arquivos ou dados importantes, não é mesmo? E, embora doloroso, trata-se de algo recorrente, seja por falha no sistema, erro humano ou problemas de hardware.

Por sorte, é possível restabelecer tais informações por meio da recuperação de dados de NAS. Mais ainda, com o Wondershare Recoverit.

Antes de mais nada, do que se trata, afinal, o NAS? O termo se refere ao sistema de armazenamento em rede, isto é, dispositivo de armazenamento conectado que permite o compartilhamento de arquivos e dados por diferentes usuários. Normalmente, a recuperação destes dados é uma tarefa complexa.

Para executá-la, é preciso utilizar software e técnicas especializadas, principalmente se o dispositivo foi danificado fisicamente. A boa notícia é que, com o Wondershare Recoverit, a tarefa é bastante facilitada.

O que é a recuperação de dados NAS com o Recoverit?

Inicialmente, o Recoverit é um software que recupera dados perdidos de forma eficiente, inclusive dispositivos ou mídias consideradas irrecuperáveis. Um dos diferenciais do programa é o suporte a recuperação de mais de mil formatos de arquivos, por exemplo, NTFS, FAT, HFS+ e APFS.

Além disso, comporta grande número de dispositivos para armazenamento, como Mac, PC, pen drive e disco rígido.

O Wondershare Recoverit faz a recuperação de muitos dados perdidos em mais de 500 cenários, tendo uma taxa de recuperação de 95%, tanto em casos onde excluiu acidentalmente algo como até nos casos de malware.

Por isso, trata-se de um sistema altamente recomendado para a recuperação de dados de NAS. Em suma, o software pode ser aplicado em várias situações de perdas de dados, como quando exclui acidentalmente algum arquivo, faz uma formatação do disco rígido, sofre um ataque de malware e perde alguns dados, em falhas de discos e etc.

Entre as principais vantagens em recuperar dados do disco rígido NAS, por exemplo, usando o Recoverit, destacamos a operação em tempo real, sem a necessidade de retirar o disco ou reconstruir o RAID.   

Passo a passo de como recuperar dados NAS com o Recoverit

Abaixo, listamos o passo a passo de dois processos diferentes. O primeiro deles é o da recuperação de dados NAS sem, no entanto, desconectar o disco rígido. Em seguida, a recuperação de dados desconectando unidades NAS.

Como recuperar dados NAS sem desconectar o disco rígido

Veja o passo a passo para recuperar dados do disco rígido NAS:

  1. Baixe e instale o Wondershare Recoverit no computador Windows ou Mac;
  2. Após iniciá-lo, escolha Recuperação NAS, logo abaixo da aba NAS e Linux para que o software busque pelos respectivos dispositivos;
(Foto: Divulgação)
  • Depois que a busca for concluída, escolha o dispositivo constante na lista exibida entre os servidores NAS. Lembre-se que você deve selecionar aquele que sofreu a perda dos dados ou arquivos;
(Foto: Divulgação)
  • Insira o IP, porta, nome de usuário e a senha do seu servidor NAS;
  • Em seguida, clique em Conectar para estabelecer a conexão remota entre o seu disco rígido e o software de recuperação de dados;
(Foto: Divulgação)
  • Escaneie arquivos perdidos no drive NAS quando o Recoverit verificar os dados perdidos no servidor NAS selecionado. A duração do processo depende da quantidade de arquivos armazenados;
  • Pré-visualize e recupere dados durante a digitalização para confirmar qual arquivo está em vias de recuperação;
(Foto: Divulgação)
  • Por fim, clique em Recuperar para restaurar os arquivos selecionados e o Recoverit salvá-los no disco rígido.

Como recuperar dados NAS desconectando as unidades

Antes de tratarmos do passo a passo, é importante frisar que, para executar este processo, em específico, há alguns requisitos. Primeiro, desconectar o NAS da internet e, em seguida, remover o disco rígido da configuração. Por fim, é preciso conectar o disco rígido ao computador.

  1. Para recuperar dados usando CMD, certifique-se de que o disco rígido NAS esteja conectado ao computador;
  2. Em seguida,  pressione Win + R e, na janela Executar, digite “cmd” para dar início ao Prompt de comando;
  3. Já no CMD, escreva o comando ATTRIB -H -R -S /S /D X:*.* e pressione Enter. Porém, na prática, é preciso trocar o X pela letra do NAS SSD ou drive HDD.

Agora que você sabe o que é a recuperação de dados NAS e como fazê-lo, vale também entender o que fazer para evitar que isso aconteça. A primeira dica é gerenciar adequadamente o acesso aos dados, além de configurar os backups de forma automática para os discos rígidos.

Vale, ainda, manter uma documentação apropriada, além de sempre usar discos padronizados. Por fim, sempre execute uma verificação antivírus. Tais cuidados evitam que você perca arquivos importantes e, consequentemente, tenha que recuperar os dados de NAS, ainda que, para isso, tenha em mãos softwares modernos, como o Recoverit. 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias