“Cheque Minha Casa”

Deputado solicita programa social para municípios em situação de emergência

Objetivo é beneficiar moradores que tenham sofrido perda total ou parcial de residência ou de móveis em decorrência das enchentes no Maranhão.

Rodrigo Lago afirmou que solicitação objetiva sanar, em parte, os danos materiais atingidos pelas enchentes no estado. (Foto: Divulgação/Alema)

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Rodrigo Lago (PCdoB), solicitou ao governador Carlos Brandão (PSB) e à Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) o imediato lançamento de edital do programa “Cheque Minha Casa” para municípios incluídos nos decretos de situação de emergência ou calamidade pública.

O objetivo é beneficiar moradores que tenham sofrido perda total ou parcial de residência ou de móveis em decorrência das enchentes no Maranhão. Solicitação foi realizada na sessão plenária desta terça-feira (28).

De acordo com o deputado, a solicitação sanará, em parte, os danos materiais das populações afetadas.

“Após o período de chuvas, essas populações afetadas não terão como adquirir móveis e eletrodomésticos sem o auxílio do Poder Público”, argumentou o deputado. “Com o acesso ao programa ‘Cheque Minha Casa’, as famílias terão condições de repor os itens perdidos em decorrência dos alagamentos”, frisou.

Segundo o último levantamento do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), 6.050 famílias estão desabrigadas ou desalojadas e um total de 31.437 famílias foram afetadas pelas chuvas.

Sobre o Programa Social

Criado pela Lei Estadual nº 10.506/2016 e regulamentado pelo Decreto nº 34.148/2018, o programa “Cheque Minha Casa” é um programa do Governo do Maranhão destinado a famílias de baixa renda, com o objetivo de apoiar a reforma, a ampliação ou melhoria de unidades habitacionais já́ existentes, com foco principal para a adequação das instalações sanitárias dos imóveis e com prioridades para residências onde vivam pessoas com deficiência e idosos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias