Chevrolet domina mercado e tem os três carros mais vendidos no Brasil em janeiro
O Onix foi o carro mais vendido no Brasil.
O Onix foi o carro mais vendido no Brasil em janeiro, segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A procura pelo modelo da Chevrolet vem crescendo e, após alcançar o primeiro lugar do ranking de vendas, tem mantido a liderança, com pequenas oscilações ao longo dos meses.
O Onix é um hatch compacto, sendo, já há algum tempo, um dos carros mais populares no mercado brasileiro.
De acordo com especialistas do setor automotivo, o sucesso do modelo se deve a uma combinação de fatores, que vai desde o equilíbrio entre preço e qualidade, até a confiança dos consumidores brasileiros na marca Chevrolet e o investimento em tecnologia feito pela montadora.
Vale lembrar também que o Onix está disponível no mercado em diferentes versões, o que contribui para a versatilidade, atendendo diferentes perfis de consumidores.
O sucesso é tamanho que a versão sedan do veículo, chamada de Onix Plus, aparece em segundo lugar no ranking de carros com maior número de vendas no primeiro mês de 2023, foram 6.164, seguido do Chevrolet Tracker (5.296), Hyundai Creta (4.969) e também o HB20 (4.840), também da Hyundai.
Os 10 carros mais vendidos em janeiro:
- ONIX – 7.162
- ONIX PLUS – 6.164
- TRACKER – 5.296
- CRETA – 4.969
- HB20 – 4.840
- T CROSS – 4.454
- ARGO – 4.282
- MOBI – 4.208
- COMPASS – 4.139
- GOL – 3.387
Chevrolet x Hyundai
Apesar de liderar o mercado de automóveis no Brasil atualmente com os três carros mais vendidos no mês de janeiro (Onix, Onix Plus e Tracker), a Chevrolet tem enfrentado concorrência de modelos, sobretudo da Hyundai, como o HB20 e o Creta.
Há um ano, em janeiro de 2022, o Onix aparecia em segundo lugar neste mesmo ranking da Fenabrave. Na primeira posição, estava o Hyundai HB20, com diferença de vendas superior a 430 veículos em relação ao carro da Chevrolet. Já o Onix Plus era apenas o oitavo carro mais vendido do país naquele mês.
Mercado x pandemia
A pandemia da Covid-19 mudou hábitos de consumo dos brasileiros e aumentou a insegurança em relação à compra de veículos.
A crise dos semicondutores e a alta inflação registrada no período são fatores que colaboraram para o aumento dos preços dos automóveis e, com isso, o setor como um todo foi afetado.
Neste cenário, o mercado de seguro de carro também foi impactado, não só pelo crescimento no preço dos veículos, mas também pelas políticas de isolamento adotadas para combater o vírus, que fizeram as pessoas ficar mais tempo dentro de casa e precisar menos da proteção para o carro.
Com o avanço da vacinação e a retomada gradual das atividades econômicas em todo o mundo, o setor automotivo tem boas perspectivas de recuperação daqui para frente.
No entanto, a cadeia de produção e o fornecimento de componentes essenciais para a fabricação de carros ainda não foram normalizados e os efeitos da crise ainda devem ser sentidos por um tempo.
Para especialistas, a retomada econômica no cenário pós-pandemia deve consolidar ainda mais a venda de carros nos próximos meses.