ações

Abertura da Campanha Março Lilás incentiva prevenção ao câncer do colo do útero

O objetivo é mobilizar a população sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de colo uterino para a população feminina na faixa etária de 25 a 64 anos.

A mobilização também busca incentivar a vacinação de crianças de nove e 14 anos contra o vírus HPV junto a pais e responsáveis. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta quarta-feira (8), a abertura da Campanha Março Lilás. Com o tema “Vamos Prevenir?”, o objetivo da ação é incentivar a prevenção contra o câncer de colo do útero no Maranhão. 

“Nossa intenção é potencializar as ações realizadas no SUS, a fim de que a mulher não busque atendimento somente quando notar algum desconforto, mas que faça isso de forma preventiva. Assim nós fortalecemos a vigilância em saúde, reduzimos o surgimento de agravos e conseguimos identificar patologias ainda em sua fase inicial”, disse o superintendente de Atenção Primária da SES, Willian Ferreira.

A campanha Março Lilás tem por objetivo mobilizar a população sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de colo uterino para a população feminina na faixa etária de 25 a 64 anos.

A doença é a terceira causa de câncer que mais acomete as mulheres em todo o Brasil, ficando atrás apenas do câncer de mama e colorretal.

A mobilização também busca incentivar a vacinação de crianças de nove e 14 anos contra o vírus HPV junto a pais e responsáveis. Para isso, a SES tem como estratégia fortalecer o diálogo com as prefeituras, capacitando os profissionais da Atenção Primária, principalmente dos que atuam nos programas Saúde da Família (PSF) e Saúde na Escola (PSE). 

De acordo com a chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher, Ana Cleide Vieira, o combate ao câncer é feito com prevenção e promoção da saúde.

“Neste mês em que o cuidado com a saúde da mulher é intensificado, a SES tem mobilizado as prefeituras a partir de suas Unidades Básicas de Saúde. Com isso, nós reduzimos a morbimortalidade e facilitamos o acesso a consultas, exames e tratamento”, destacou.

Segundo a coordenadora do PSF de Paço do Lumiar, Raquel Carvalho, prevenção e educação trabalham juntas. “Buscamos orientar a população no sentido de que a saúde é o bem mais precioso. Assim, prover acompanhamento é essencial para que essas mulheres recebam o atendimento de que precisam”. 

Presente na solenidade, o diretor geral do Hospital de Câncer do Maranhão, Sérgio Catardo, celebrou a realização da campanha.

“O trabalho conjunto entre a SES e as gestões municipais possibilitou que em 2022 alcançássemos 62% a mais de consultas gerais. Por isso, é fundamental contar com o apoio da rede básica para que os pacientes entrem preventivamente no sistema a fim de que o cuidado seja minimizado”. 

Também participaram da abertura da Campanha Março Lilás a superintendente de Assistência à Saúde da SES, Josélia Alves; a superintendente de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira; a chefe do Departamento de Saúde da Família da SES, Patrícia Pinheiro; a diretora administrativa da Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP-MA), Ana Lúcia Nunes, e o diretor clínico do Hospital de Câncer, Leoberth Araújo.

Acompanhe e siga nossas redes sociais:
InstagramTwitter Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúnciavídeosfotos sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias