tambores e maracás

Ruas de São Luís são animadas por musicalidade e energia da cultura negra, no Pré Carnaval

Cortejo de Blocos Afros abriu a programação do terceiro final de Pré-Carnaval do Maranhão, nessa sexta-feira (3).

Essse foi o primeiro cortejo carnavalesco dedicado aos Blocos Afros. (Foto: Divulgação)

Diversos Blocos Afros de São Luís percorreram as ruas do centro a capital maranhense, levando o canto, a dança e a força da cultura negra nessa sexta-feira (3). Cortejo de Blocos Afros abriu a programação do terceiro final de Pré-Carnaval do Maranhão.     

Os blocos Abyeiei Maylô, Aruanda, Juremê, Ayê Amadê, Abibimã, Netos de Nanã, Didara, Akomabu e GDAM levaram o ritmo contagiante e o colorido herdado dos ancestrais africanos, no primeiro cortejo carnavalesco dedicado aos Blocos Afros.  

“O Governo do Maranhão dá um sinal que a cultura maranhense precisa. O Governo dá esse fomento quando ele traz todas as manifestações populares, folclóricas, porque a nossa manifestação cultural é a nossa cara e a nossa alegria”, afirmou Paulinho, cantor e compositor do Bloco Akomabu, o mais antigo do Maranhão. 

A força dos tambores africanos e o colorido das roupas e adereços encantaram o público por todo o roteiro do cortejo, que  saiu da Praça Deodoro, passou pela Rua Grande, até culminar na Praça Nauro Machado.

A turista de Brasília, Adriana Matoso, não conhecia os blocos afros do Maranhão e ficou encantada com a diversidade cultural do carnaval maranhense. 

“Muito bonita essa festa, o cortejo. Eu não conhecia e estou achando interessante os orixás e a cultura do Maranhão. Acho que é uma iniciativa muito boa, principalmente para quem vem de fora e não tem esse conhecimento. Tá de parabéns, muito bom”, disse.    

Para o secretário de Cultura do Maranhão (Secma), Yuri Arruda, dar protagonismo aos Blocos Afros é uma forma de enaltecer as origens culturais do estado e é um dos “instrumentos de resistência do povo negro maranhense”.    

“Além de enaltecer as raízes do nosso povo é um dos instrumentos de resistência do povo negro maranhense. O nosso querido governador Carlos Brandão tem a sensibilidade de enaltecer a nossa cultura. Estamos realizando um grande Pré-Carnaval, já é o terceiro final de semana realizando cortejo São vários finais de semana de muita alegria, segurança e cultura para todos os brincantes    

Cantor e compositor do Bloco Afro Juremê, o música Berg comemorou o retorno dos blocos afros, após o longo período de pandemia. 

“Para nós é uma honra imensa poder sentir novamente o calor do público, fazendo aquilo que a gente gosta, que é levar diversão, mostrando a força do povo afro da comunidade preta, mostrar a nossa raça, a nossa cor, que é o que nós sabemos fazer de melhor que é a cultura popular”, avalia Berg.     

Confira a programação Carnavalesca deste final de semana

O terceiro final de semana de Pré-Carnaval está apenas começando. Nesta sábado (4), na Beira-Mar, a programação do sábado começa às 16h com o Bloco Afro Netos de Nanã, com Bloco Tradicional Os Foliões, Escola de Samba Turma do Quinto, Dinho Dias, Thiago Lima, Lucas Seabra e Jegue Folia (Trio).

Ainda no sábado, moradores da Vila Esperança recebem, a partir das 16h, o Blocão do Encanto, Bloco “Tô com Jhon”, Taty Estrela e Sambaceuma. Já no domingo, a programação começa mais cedo na Avenida Litorânea, às 13h, com Samba da Tamarineira. Em seguida tem: Bloco da Enme, Banda Mix In Brazil e o cantor Tony Guerra e Forró Sacode, iniciando o show às 17h30.

No domingo a festa será na extensão da Avenida Litorânea com shows, a partir das 13h, do Samba da Tamarineira, seguido Bloco da Enme, Banda Mix In Brazil, Tony Guerra e Forró Sacode. 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias