no Creaispi

Musicoterapia é utilizada em tratamento de idosos com Alzheimer e outras doenças degenerativas

Atendimento faz parte da rede de serviços da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no centro especializado Creaispi, em São Luís.

Musicoterapia é utilizada em tratamento de idosos assistidos no Creaispi. (Foto: Pedro Ítalo Cunha)

“Antes me sentia triste, mas agora vivo cantando”, disse a paciente Marcelina Dias Ferreira, de 66 anos, assistida também na musicoterapia no Centro de Referência Especializado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa (Creaispi) em São Luís. O atendimento faz parte da rede de serviços da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no centro especializado. 

Promover saúde e bem-estar a partir de estímulos musicais que resgatem memórias e melhorem a qualidade de vida dos pacientes. Este é o objetivo da musicoterapia, técnica que vem sendo utilizada pelo Creaispi em São Luís, para tratar, de forma complementar ao tratamento médico, pacientes com depressão, Alzheimer e outras doenças degenerativas.  

Desde que iniciou o tratamento médico para epilepsia e artrose no Creaispi, Marcelina Dias Ferreira passou por geriatra, neurologista, psicólogo, entre outros profissionais. Encaminhada pela equipe multidisciplinar para a musicoterapia, agora ela participa do coro terapêutico e conta com empolgação da transformação que está tendo após a musicoterapia.

“Esse lugar (o Creaispi) foi uma porta aberta em minha vida. Fui muito bem acolhida, era o eu que precisava para melhorar a saúde e viver melhor”, completou.

A musicoterapia é adotada como tratamento complementar à medicina convencional, prevista pela Política Nacional de Prática Integrativas (PNPICS).

As sessões no Creaispi são semanais e contemplam diferentes grupos terapêuticos, como Alzheimer, Parkinson, ansiedade e depressão, entre outras patologias. Há ainda a turma de reabilitação, voltada para idosos em tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

As atividades de musicoterapia ocorrem nas tardes de terças e quartas-feiras, de forma individual ou coletiva, de acordo com as necessidades do plano terapêutico de cada paciente. Salas amplas, climatizadas, coloridas e com os recursos necessários.

É nesse ambiente que os idosos praticam exercícios de respiração e relaxamento, técnicas vocais, cantam, tocam instrumentos, ouvem canções, participam de jogos musicais, compõem, recriam, entre outras experiências musicais que estimulam a socialização, as funções cerebrais e os movimentos corporais.  

“O nosso objetivo é, a partir das experiências musicais, desenvolver a socialização e ressocialização, estimular a memória, comunicação, entre outras estruturas e funções mentais e físicas do paciente. A música aqui é meio para melhorarmos a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos idosos”, ressaltou a musicoterapeuta Sammy Matias, comemorando a evolução dos pacientes com o uso da terapia complementar.

A musicoterapia também fez a diferença na vida da Margarida Costa, 67 anos, que é portadora do Alzheimer há mais de duas décadas. Moradora do Anil, ela conta que iniciou o tratamento no Creaispi em junho e reconhece que foi somente a partir de então que conseguiu melhorar.

“Estou amando esse lugar. Já fiz psicopedagogia, terapia ocupacional, fisioterapia, oficina da memória e agora estou no coro terapêutico. Quando cheguei aqui estava ruim, para baixo, mas hoje estou muito bem”, relembra a idosa.

Dionísia de Oliveira, 65 anos, do Cruzeiro do Anil, também diz que ama participar da musicoterapia.

“A gente se sente bem e faz muito amigos. Tudo aqui (no Creaispi) é muito bom, os profissionais são maravilhosos. Já passei pelo geriatra, cardiologista, psicólogo, fiz fisioterapia e agora participo da musicoterapia e pilates”, disse.  

Atendimentos

Desde que foi implantado, há menos de um ano, o Creaispi realizou aproximadamente 3.500 atendimentos com musicoterapia. A maioria do público é de São Luís, mas o espaço atende também os idosos de todos os municípios maranhenses. 

Creaispi

Os serviços de saúde na unidade incluem consultas especializadas em 11 áreas: cardiologia, dermatologia, urologia, reumatologia, ginecologia, ortopedia, oftalmologia, endocrinologia, geriatria e neurologia; exames diversos, fisioterapia, pilates, entre muitos outros. Como tratamento complementar, oferece também, além da musicoterapia, a ventosaterapia.

Inaugurado em março de 2022, o Creaispi é o primeiro Centro de Referência Especializado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão.

Destina-se ao atendimento de idosos que, após avaliação geriátrica, apresentem a necessidade de abordagem multidisciplinar especializada. Fica localizado na Cohab e funciona no espaço do antigo centro social do bairro (CSU).

O equipamento reúne no mesmo espaço atendimentos da Secretaria de Estado de Saúde (SES); da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes); da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop); da Secretaria de Estado da Segurança Pública, representada pela Delegacia do Idoso; da Defensoria Pública do Estado; do Ministério Público do Estado, representada pelas Promotorias de Justiça Especializadas da Pessoa Idosa a 16ª promotoria; e Associação Brasileira de Alzheimer – Abraz/MA.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias