“É um marco para todas nós mulheres”, diz Iracema Vale sobre assumir o governo
Iracema Vale é a segunda mulher a assumir o Governo do Maranhão.
A presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema), deputada Iracema Vale assumiu nesta terça-feira (14), de forma interina, o comando do Governo do Estado. A cerimônia de posse foi realizada no Salão de Atos do Palácio dos Leões, em São Luís.
Iracema Vale ocupa o cargo até o sábado (18), em substituição ao governador Carlos Brandão e ao seu vice, Felipe Camarão, que se ausentaram do Maranhão para cumprir agendas institucionais na Europa e na África.
Brandão inicia a agenda na Europa em Paris, na França, para reunião com a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Audrey Azoulay.
O mote do encontro é a candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ao título de Patrimônio Natural da Humanidade.
Na quinta-feira (16), Brandão embarca para Portugal, onde visita o Vila Galé de Lisboa, hotel que terá uma unidade inaugurada no Centro Histórico de São Luís.
Já Felipe Camarão viajará para os Açores, arquipélago autônomo de Portugal, e para Cabo Verde, na África, com a meta de oficializar parceria para um voo comercial direto de Açores para o Maranhão.
Protagonismo feminino
Iracema Vale é a segunda mulher a assumir o controle do Executivo Estadual no Maranhão, antes dela apenas a ex-governadora Roseana Sarney, que comandou o Estado por quatro mandatos.
A deputada estadual Iracema Vale também comemorou recentemente outros dois feitos históricos: eleita em 2022 a deputada mais votada da história do Maranhão, Iracema também foi a primeira parlamentar a presidir a ‘Casa do Povo’, em 188 anos de história da Alema.
“Estamos fazendo história de muitas maneiras. Mesmo que por poucos dias, isso é muito significativo para mim. É um marco importante para todas nós mulheres, que almejamos ter os nossos espaços conquistados”, afirmou Iracema Vale.
Na solenidade de posse da governadora em exercício, estiveram presentes representantes dos três Poderes constituídos, como secretários de Estado, prefeitos e parlamentares de várias regiões do Maranhão.
A secretária de Estado de Governo (Segov), Luzia Waquim, saudou a governadora interina sublinhando que ela representa a luta feminina por espaço nas instituições. “Parabenizo a deputada Iracema Vale, primeira mulher presidente da história da Assembleia e também a mais votada nas nossas eleições. Agora ela tem o desafio de estar à frente do Governo do Estado. Desejo à governadora um ótimo trabalho. Saiba que vossa excelência nos representa”, disse Luzia Waquim.
Como presidente do Legislativo, Iracema Vale é a primeira na linha sucessória estadual e, por isso, assumirá o Governo do Maranhão até o retorno de Carlos Brandão e Felipe Camarão.
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA), desembargador Paulo Velten, desejou boa sorte à governadora substituta.
Velten lembrou que ele próprio chegou a assumir a chefia do Governo do Maranhão por 31 dias, em 2022, quando o governador Carlos Brandão precisou se ausentar para tratamento de saúde.
“Lembro com saudade aquele período de 31 dias, seis horas e alguns minutos à frente do Governo do Estado. Posso testemunhar, governador interina, Iracema Vale, que aqui a senhora vai encontrar uma equipe de craques e sintonizada, de pessoas que tem de fato o espírito público, tão importante para esses momentos difíceis que nós vivemos”, ressaltou Velten.
Visitas
Antes da posse oficial, na manhã desta terça-feira, a governadora em exercício, Iracema Vale, recebeu várias visitas de cortesia, entre elas, a do deputado estadual Wellington do Curso e do padre Jadson Borba, representando o arcebispo Gilberto Pastana.
“A igreja sempre estará disponível para o diálogo, conversa. Toda política, seja ela nacional, estadual ou municipal, se estiver alinhada com a defesa da vida, estará alinhada com a igreja”, defendeu o padre Gilberto Pestana.
Já o deputado estadual Wellington do Curso falou sobre a importância da deputada Iracema Vale ser a primeira presidente da Assembleia Legislativa e agora, a segunda mulher a ocupar, mesmo que interinamente, a função de governador do Maranhão.
“Viemos dialogar, trazer nossas demandas e desejar muito sucesso à deputada em sua nova função, nos próximos dias”, disse o deputado.