COMUNIDADE CRISTÃ

Campanha da Fraternidade 2023 aborda a fome

Em São Luís, o lançamento será nesse sábado (25).

Mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome. (Foto: Reprodução)

No Brasil, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome, de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. O país voltou a aparecer no Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas, a ONU, depois de uma década. 

A emergência sobre o assunto fez com que, pela terceira vez, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assumisse a realização de uma Campanha da Fraternidade que trouxesse luz ao tema, buscando fomentar ações, em todos os níveis, para minimizar os impactos desta realidade na vida do povo brasileiro.  

Assim, o tema da Campanha da Fraternidade este ano é Fraternidade e Fome” e o lema bíblico, extraído de Mateus 14, 16: “Dai-lhe vós mesmo de comer!”. Um dos objetivos é propor aos fieis um caminho de conversão para não ceder à cultura da indiferença frente ao sofrimento humano, conforme pede o Papa Francisco.

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil lançou na Quarta-Feira de Cinzas, em Brasília, a campanha. Em São Luís, o lançamento será no dia 25 de fevereiro (sábado), no Multicenter SEBRAE (Cohafuma).

Os portões do Multicenter serão abertos às 15h para arrecadação de alimentos, e recepção das caravanas de cada uma das 57 Paróquias, e uma quase Paróquia, que formam a Arquidiocese de São Luís.

O momento terá transmissão das emissoras de inspiração católica, Rádio Educadora AM 560Khz, TV Nazaré, e das Redes Sociais oficiais da Arquidiocese, YouTube, Instagram e Facebook. Além disso, terá acessibilidade, com intérpretes de Libras dedicados para a transmissão e no ambiente do evento.

A Santa Missa acontece às 17h, e será presidida pelo arcebispo de São Luís do Maranhão, dom Gilberto Pastana, que concelebrará com os padres da Arquidiocese. Devem ainda participar da cerimônia movimentos, pastorais, novas comunidades, Institutos, Organismos católicos, e autoridades civis, além da população sensível ao tema do combate à fome.

“Através das Pastorais Sociais, e de Paróquias, a Arquidiocese possui um trabalho de doação de alimentos à população em situação de rua, realizado no Centro de São Luís e em hospitais dessa região. Eles têm oferecido ajuda material, humana e espiritual à população em situação de rua, contudo, a realidade destas pessoas é muito dura”, pontua dom Gilberto Pastana, que conduz pelo segundo ano consecutivo a CF2023, desde que foi nomeado arcebispo de São Luís do Maranhão.

O coordenador arquidiocesano da AEM, padre Jadson Borba, lembra ainda que “a Campanha da Fraternidade envolve um compromisso em três níveis, pessoal, comunitário e sociopolítico. E nesse sentido, a coleta é um gesto simbólico de comprometimento com o próximo”. Padre Jadson deve seguir, junto com a Equipe de Campanhas, os 40 dias da Quaresma motivando esse compromisso entre os fiéis das Paróquias. 

A primeira ação concreta da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese será a arrecadação de alimentos que deverão ser entregues no Multicenter SEBRAE, no dia do Lançamento da CF2023 (25/02). Esses alimentos serão doados para três paróquias da Arquidiocese, localizadas em regiões de vulnerabilidade social, e entregues à população.

As Paróquias contempladas são: Paróquia Divino Espírito Santo, no bairro Liberdade, Nossa Senhora da Conceição, no Coroadinho, e Espírito Santo do Alto Timbira, no parque Timbira.

A Campanha da Fraternidade 

Desde 1964, a Campanha da Fraternidade é realizada. No Brasil, a CF é um modo de a igreja celebrar o tempo da Quaresma, com oração, jejum e caridade associado à reflexão e ação sobre um tema específico. 

Expressão de comunhão, conversão e partilha, a Campanha desperta o espírito cristão e comunitário na busca do bem comum; educa para a vida em fraternidade e renova a consciência da responsabilidade de todos pela ação evangelizadora, em vista de uma sociedade de irmãos.

Acompanhe e siga nossas redes sociais:
InstagramTwitter Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúnciavídeosfotos sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias