ESPECIAL PARA O IMPARCIAL

Roberto Dinamite jogou quatro vezes em São Luís

O Vasco da Gama do Rio de Janeiro também teve no seu elenco de um jovem de 17 anos de nome Roberto Dinamite, que se tornou maior ídolo do time.

(Foto: Reprodução)

Depois do Santos Futebol Clube e da Seleção Brasileira ter mostrado para o mundo Edson Arantes do Nascimento (Pelé), que viria se tornar o maior jogador de futebol do planeta, no início dos anos 70, o Vasco da Gama do Rio de Janeiro também teve no seu elenco de um jovem de 17 anos de nome Roberto Dinamite, que se tornou maior ídolo do time.

O torcedor maranhense teve o privilégio de ver Roberto por quatro vezes. Duas no Estádio Nhozinho Santos e duas no Estádio Castelão. A primeira pelo Campeonato Nacional de Futebol Profissional, quando o Vasco da Gama em 1974 foi campeão brasileiro, mas perdeu no Estádio Nhozinho Santos para o Sampaio Corrêa pelo placar de 2 a 0.

O jogo foi realizado em 19.05.74, com o registro de mais uma vitória do time maranhense, Sampaio Corrêa, sobre um time carioca. O quadro boliviano já havia vencido o América por 1 a 0 e o Fluminense por 3 a 1, além do empate diante do Botafogo por 1 a 1. Só havia perdido para o Flamengo na estreia por 2 a 1.

Jorge Luís aos 25 do primeiro tempo e Dionísio, ex-Flamengo, aos 7min do segundo, marcaram os gols do Sampaio sobre o Vasco da Gama que tinha como goleiro Andrada, ele que havia levado o milésimo gol de Pelé.

Já o Sampaio tinha um dos melhores quadros já apresentados na maior competição nacional: Orlando, Marinho, Moraes; Raimundo e Santos. Lourival e Sergio Lopes (Nandes). Buião (Dionísio), Jorge Luís; Dionísio e Airton.O Vasco de Andrada, Fidélis, Miguel; Moisés e Alfinete. Acir e Zanata. Péricles, Peres, Roberto Dinamite e Luís Carlos.

As outras três vezes foram no ano de 1982. A primeira contra o Moto, quando venceu por 2 a 1, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, Taça de Ouro, no Nhozinho Santos, com 2 gols de Cláudio Adão. Gilmar fez o gol do Moto. 24.867 pagantes.

O Vasco da Gama jogou com Mazaropi, Galvão, Ivan; Rondineli e Paulino. Serginho, Dudu e Cláudio Adão, WIlsinho, Roberto Dinamite e Renato Sá (Marquinhos).

O Moto Club, que tinha um grande elenco, jogou com Moacir, Cabrera, Moacir Pernambuco,Paulino e Luís Carlos. Tião, Carlos e Raimundinho (Gilmar). Tonhão (Gil Lima), Zé Roberto e Novinho.

Logo após a inauguração do Castelão, fato acontecido em maio de 1982, o Vasco da Gama veio participar de um evento com a participação de Sampaio, Moto e Mac. Um Torneio em homenagem ao ex-governador Ivar Saldanha.

O time carioca empatou com o Moto no dia 4 de junho de 1982 por 0 a 0, com 10.867 pagantes. Na preliminar deu empate de 2 a 2 entre Sampaio e MAC.

O time do Vasco contou com Mazzaropi, Serginho, Nei, Ivan e Gilberto. Dudu, Ernane (Gerson) e Cláudio Adão. Catinha (João Carlos), Roberto Dinamite e Marquinhos. Técnico Antônio Lopes.

O time motense jogou com Samuel, Cabrera, Paulo Roberto, Moacir Pernambuco e Zequinha;Tião, Zé Carlos (Lutécio) e Raimundinho. Sarará, Zé Roberto (Cardosinho ) e Gil Lima. Técnico Zé Eduardo.

Dois dias depois, 06.06.82., contra o Sampaio, o time do Vasco da Gama aplicou uma sonora goleada, 5 a 2. Marquinhos aos 4, Catinha aos 11, Ernane aos 12 e Catinha, novamente, aos 15 fizeram Vasco 4 a 0 no Sampaio.

Cabecinha diminuiu aos 27 para o Sampaio; Joaquim fez o segundo do Sampaio e Roberto Dinamite aos 36 do 2º tempo Vasco 5 a 2 Sampaio. Na preliminar o Moto empatou com o Mac em 0 x 0.

O time do Vasco contou com Mazaropi, Serginho; Nei (Rondineli); Ivan e Gilberto. Dudu, Ernane (Gerson) e Cláudio Adão; Catinha (João Carlos), Roberto Dinamite e Marquinhos (Renato Sá); técnico Antônio Lopes.

O time boliviano foi derrotado com Marcial, Shinô, Galote, Ferreira e Mendes (Ivanildo). Rosclim, Joaquim (Moreira) e Vander. Fernando, Cabecinha e Bimbinha. Técnico Nelson Gama.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias