Roberto Dinamite jogou quatro vezes em São Luís
O Vasco da Gama do Rio de Janeiro também teve no seu elenco de um jovem de 17 anos de nome Roberto Dinamite, que se tornou maior ídolo do time.
Depois do Santos Futebol Clube e da Seleção Brasileira ter mostrado para o mundo Edson Arantes do Nascimento (Pelé), que viria se tornar o maior jogador de futebol do planeta, no início dos anos 70, o Vasco da Gama do Rio de Janeiro também teve no seu elenco de um jovem de 17 anos de nome Roberto Dinamite, que se tornou maior ídolo do time.
O torcedor maranhense teve o privilégio de ver Roberto por quatro vezes. Duas no Estádio Nhozinho Santos e duas no Estádio Castelão. A primeira pelo Campeonato Nacional de Futebol Profissional, quando o Vasco da Gama em 1974 foi campeão brasileiro, mas perdeu no Estádio Nhozinho Santos para o Sampaio Corrêa pelo placar de 2 a 0.
O jogo foi realizado em 19.05.74, com o registro de mais uma vitória do time maranhense, Sampaio Corrêa, sobre um time carioca. O quadro boliviano já havia vencido o América por 1 a 0 e o Fluminense por 3 a 1, além do empate diante do Botafogo por 1 a 1. Só havia perdido para o Flamengo na estreia por 2 a 1.
Jorge Luís aos 25 do primeiro tempo e Dionísio, ex-Flamengo, aos 7min do segundo, marcaram os gols do Sampaio sobre o Vasco da Gama que tinha como goleiro Andrada, ele que havia levado o milésimo gol de Pelé.
Já o Sampaio tinha um dos melhores quadros já apresentados na maior competição nacional: Orlando, Marinho, Moraes; Raimundo e Santos. Lourival e Sergio Lopes (Nandes). Buião (Dionísio), Jorge Luís; Dionísio e Airton.O Vasco de Andrada, Fidélis, Miguel; Moisés e Alfinete. Acir e Zanata. Péricles, Peres, Roberto Dinamite e Luís Carlos.
As outras três vezes foram no ano de 1982. A primeira contra o Moto, quando venceu por 2 a 1, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, Taça de Ouro, no Nhozinho Santos, com 2 gols de Cláudio Adão. Gilmar fez o gol do Moto. 24.867 pagantes.
O Vasco da Gama jogou com Mazaropi, Galvão, Ivan; Rondineli e Paulino. Serginho, Dudu e Cláudio Adão, WIlsinho, Roberto Dinamite e Renato Sá (Marquinhos).
O Moto Club, que tinha um grande elenco, jogou com Moacir, Cabrera, Moacir Pernambuco,Paulino e Luís Carlos. Tião, Carlos e Raimundinho (Gilmar). Tonhão (Gil Lima), Zé Roberto e Novinho.
Logo após a inauguração do Castelão, fato acontecido em maio de 1982, o Vasco da Gama veio participar de um evento com a participação de Sampaio, Moto e Mac. Um Torneio em homenagem ao ex-governador Ivar Saldanha.
O time carioca empatou com o Moto no dia 4 de junho de 1982 por 0 a 0, com 10.867 pagantes. Na preliminar deu empate de 2 a 2 entre Sampaio e MAC.
O time do Vasco contou com Mazzaropi, Serginho, Nei, Ivan e Gilberto. Dudu, Ernane (Gerson) e Cláudio Adão. Catinha (João Carlos), Roberto Dinamite e Marquinhos. Técnico Antônio Lopes.
O time motense jogou com Samuel, Cabrera, Paulo Roberto, Moacir Pernambuco e Zequinha;Tião, Zé Carlos (Lutécio) e Raimundinho. Sarará, Zé Roberto (Cardosinho ) e Gil Lima. Técnico Zé Eduardo.
Dois dias depois, 06.06.82., contra o Sampaio, o time do Vasco da Gama aplicou uma sonora goleada, 5 a 2. Marquinhos aos 4, Catinha aos 11, Ernane aos 12 e Catinha, novamente, aos 15 fizeram Vasco 4 a 0 no Sampaio.
Cabecinha diminuiu aos 27 para o Sampaio; Joaquim fez o segundo do Sampaio e Roberto Dinamite aos 36 do 2º tempo Vasco 5 a 2 Sampaio. Na preliminar o Moto empatou com o Mac em 0 x 0.
O time do Vasco contou com Mazaropi, Serginho; Nei (Rondineli); Ivan e Gilberto. Dudu, Ernane (Gerson) e Cláudio Adão; Catinha (João Carlos), Roberto Dinamite e Marquinhos (Renato Sá); técnico Antônio Lopes.
O time boliviano foi derrotado com Marcial, Shinô, Galote, Ferreira e Mendes (Ivanildo). Rosclim, Joaquim (Moreira) e Vander. Fernando, Cabecinha e Bimbinha. Técnico Nelson Gama.