Moto, MAC, Sampaio e IAPE classificados para as semifinais
Deu empate no Maremoto; Sampaio venceu em Pinheiro e o IAPE bateu o Chapadinha em Tuntum.
A última rodada da primeira fase do Campeonato Maranhense definiu os clubes classificados para as semifinais do 1º turno. Todos os times que agora vão para o mata-mata são da capital.
Em São Luís, Maranhão e Moto empataram por 1 a 1 e o Cordino bateu o São José por 5 a 3. Em Pinheiro, o Sampaio Corrêa derrotou o PAC por 2 a 0, e na cidade de Tuntum o IAPE derrotou o Chapadinha por 2 a 1.
Nas semifinais, o MAC (1º colocado do Grupo B) vai enfrentar o IAPE (2º de A), dia 21, domingo, e o Sampaio estará jogando contra o velho rival Moto Club (2º lugar no Grupo B) no dia 25.
A classificação da primeira fase terminou assim: Grupo A – 1º Sampaio (9 pontos); 2º IAPE (3 pontos); Chapadinha (3 pontos) e Pinheiro (3 pontos). O Canarinho teve melhor saldo de gols. Grupo B – 1º MAC (7 pontos); 2° Moto (5 pontos); 3º Cordino (4 pontos) e 4º São José zero.
MAC 1 x 1 Moto
O primeiro Maremoto de 2023 foi bastante movimentado e poderia ter terminado com um placar bem mais elevado, tantas foram as chances criadas pelas duas equipes, notadamente na segunda etapa.
Com a bola rolando, a partida chegou a ser interrompida por 20 minutos devido a uma grave lesão sofrida pelo zagueiro motense Yago Ramon, que teve de ser levado para o Socorrão-1.
O MAC abriu o placar no primeiro tempo, aos 32 minutos, após a cobrança de um escanteio da esquerda pelo meia Jorge e a cabeçada do zagueiro Leone.
Os motenses foram em busca do empate, mas só conseguiram na etapa final, aos 10 minutos, numa cobrança de falta pelo atacante Enzo.
Apesar de várias oportunidades de ambos os lados, o placar terminou mesmo igual e as duas equipes classificadas.
Cordino 5 x 3 São José
No Estádio Castelão à tarde, aconteceu o jogo com maior número de gols no Estadual. O Cordino passou pelo São José por 5 a 3. A equipe de São José encerrou sua participação na primeira fase da competição com zero ponto, enquanto a Onça da cidade de Barra do Corda foi a 4 pontos, mas não se classificou.
Os gols foram anotados por Ulisses, Kaká (dois), Paulo Victor e Jocivan para o Cordino. Diogo (três vezes) marcou para o time de Ribamar.
Sampaio 2 x 0 Pinheiro
Jogando no Estádio Costa Rodrigues, na Baixada Maranhense, o Sampaio Corrêa derrotou o Pinheiro por 2 a 0 e garantiu sua classificação como primeiro colocado do Grupo A. O jogo foi equilibrado no primeiro tempo, mas no segundo prevaleceu a maior categoria técnica dos comandados de Felipe Conceição.
A contagem foi aberta aos 11 minutos da etapa complementar. Após cruzamento de Matheus Martins pelo lado esquerdo, Gabriel Silva fez 1 a 0.
Os tricolores passaram a dominar inteiramente o adversário e aos 31 minutos tiveram a chance de ampliar o marcador, porém, na cobrança de um pênalti, o atacante Vinicius Alves chutou por cima da meta.
O placar foi consolidado aos 33 minutos, com o zagueiro Pedro Carrerete.
O Sampaio agora vai enfrentar o Moto Club, segundo colocado do grupo B na fase semifinal.
IAPE 2 x 1 Chapadinha
Na cidade de Tuntum, o IAPE, que começou a rodada como lanterna, surpreendeu o Chapadinha e saiu de campo vencedor por 2 a 1.
Com o resultado, o Canarinho da Ilha chegou aos 3 pontos, igual número do adversário, mas obteve a vaga por ter melhor saldo de gols.
Com a segunda colocação da chave, o time comandado por Celinho Valentim vai enfrentar o Maranhão Atlético, primeiro lugar do Grupo B.