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Lula veta aulas de robótica e programação na grade escolar

Justificativa para o veto é que há conflito entre as normas vigentes.

A robótica “é a ciência que estuda as tecnologias associadas à concepção e construção de robôs”. (Foto: Reprodução)

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva vetou aulas de robótica e programação no currículo escolar. A justificativa para o veto é que há conflito entre as normas vigentes, pois tal mudança precisaria ser acordada com o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE).

A medida fazia parte da Política Nacional de Educação Digital, que tem o intuito de promover a inclusão e acesso à tecnologia. O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Lula ainda vetou mais duas medidas do texto. Uma retira a prioridade do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para programas de imersão em técnicas e linguagens de computador. A outra retira a equivalência de publicações digitais e e-books ao livro físico.

Segundo a especialista em desenvolvimento industrial do SESI, Juliana Fonseca Duarte, a robótica não impacta somente no conhecimento técnico, de como pensar e elaborar sistemas, mas também estimula a questão emocional e cognitiva.

“A robótica impacta na questão emocional e na cognitiva. Em termos emocionais, os alunos passam a trabalhar de forma colaborativa, se envolvem mais com discussões, tornam-se mais críticos e criativos. Em termos cognitivos, eles aprendem a trabalhar com o pensamento computacional, científico e a gente entende que isso tem um impacto forte no mercado de trabalho.”, pontua a especialista.

O estudante de engenharia mecânica da Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, Luiz Gabriel Vieira Costa destaca a relevância da robótica na preparação dos próximos profissionais brasileiros desde muito cedo.

“Pessoas que se envolvem com a robótica e têm essa perspectiva, entender que você pode aplicar seu conhecimento desde muito cedo, acho que isso cria pessoas muito mais preparadas para a indústria, para profissões do futuro. Vejo que as pessoas que se envolvem com robótica acabam se preparando mais para o mercado de trabalho”, afirma o estudante.

Ainda não há data definida para a votação dos vetos pelo Congresso Nacional.

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