Tradição

Dicas para curtir em segurança o pré-Carnaval em São Luís

O pré-carnaval de rua de São Luís é tradição, como um esquenta para a festa oficial.

O carnaval de São Luís é único, é festa, é irreverência, é criatividade. (Foto: Reprodução)

Faltando menos de um mês para o início do período oficial do carnaval, que é de 17 a 21 de fevereiro, em São Luís, as prévias carnavalescas já estão a todo vapor desde o início do mês de janeiro, com os blocos e bandas de rua.

O pré-carnaval de rua de São Luís é tradição, como um esquenta para a festa oficial.

Agora, liberado pelas autoridades sanitárias após dois anos de restrições devido à pandemia de covid-19, muitas cidades já retomam os eventos que antecipam a festa de fevereiro.

A capital possui centenas de grupos entre blocos alternativos, tradicionais e organizados, escolas de samba, tribos de índios, tambores de crioula, que saem às ruas bem antes do período oficial do carnaval, isso sem falar nas bandas e blocos alternativos que surgem a cada ano.

“O carnaval de São Luís é único, é festa, é irreverência, é criatividade, isso que faz a festa ser marcante”, conta o produtor e integrante do bloco Máquina de Descascar’Alho, Silvério Jr.

As festas carnavalescas voltam 2 anos após um período tenso de pandemia, mas para curtir a festa com responsabilidade, segurança e conforto, é preciso ter alguns cuidados e atenção para que a folia não se transforme em dor de cabeça. De resto, o carnaval tá aí.

O carnaval de São Luís é único, é festa, é irreverência, é criatividade, isso que faz a festa ser marcante.

Bebeu água?

Lembre-se de beber água para manter-se hidratada ou hidratado, ainda que não esteja fazendo sol, já que São Luís está na época chuvosa. Seja por conta do sol, pela temperatura do asfalto ou da multidão, a recomendação é tomar água. E se a festa for de dia, lembre-se de passar protetor solar.

Confortável e à vontade

No carnaval não existe roupa correta, existe a que você se sente bem. Por isso, com fantasia ou não, opte por roupas leves e confortáveis. Lembre-se de que com muita gente volta e no calor, pode ocorrer de a pressão baixar e você ter dor de cabeça. Preste atenção também no que calçar: tênis e/ou sandálias emborrachadas são a melhor opção para pular!

Apenas o essencial

Todo fim de festa, tem sempre alguém que relata que perdeu algo, pulseira, relógio, cordão, óculos, bonés ou chapéus, enfim… Por isso, leve só o que for essencial, como um documento, dinheiro, celular para se comunicar, que podem ser levado em uma pochete (pode até fazer parte da fantasia). Se for mulher, leve também o batom para dar aquela cor.

Segurança

Uma reunião ocorrida no início da semana, que contou com vários representantes de órgãos de segurança pública estadual e municipal, alinhou algumas ações integradas que serão colocadas em prática durante o carnaval em São Luís, como: reforço de agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar nos locais onde houver atrações culturais com barreiras policiais e ações de presença nos Terminal de Integração da Praia Grande; policiamento nos locais que contarão com a programação de carnaval, como Avenida Beira-Mar, Avenida Litorânea e ainda nos demais bairros onde houver programação oficial.

Garrafas de vidro

O Governo do Estado está reforçando as recomendações para a população s sobre o uso de garrafas de vidro nos locais onde ocorrem programações. Além de de causar dano ao ambiente, a garrafa de vidro, se quebrada se torna um perigo.

A Blitz Urbana realizará ações educativas e de disciplinamento de ambulantes, principalmente devido à proibição de venda de bebidas alcoólicas em garrafas.

Preconceito e discriminação

O Ministério dos Direitos Humanos e Embratur incentivam o registro de denúncias contra o preconceito e a discriminação social, especialmente no carnaval, por meio do disque 100.

Proteção

Se possível ande acompanhado, mas se estiver sozinho ou sozinha, qualquer intercorrência comunique ao policial mais próximo. E o mais importante, ao avistarem algazarra ou confusão, se puder se afastem.

Bebida e direção

Se sabe que vai beber, não arrisque na direção. Pegue um ônibus, uma carona, um taxi, um carro de aplicativo, mas não ponha a sua vida e a dos outros em risco.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias