Dia da Visibilidade Trans: confira 5 indicações de filmes para assistir
O Imparcial separou uma lista com cinco produções que falam sobre o assunto.
Neste domingo (29), é celebrado o Dia da Visibilidade Trans, data que marca a luta por direitos iguais, respeito e representatividade de transexuais e travestis. Desde 2004, a data comemora o orgulho, a existência e a resistência da comunidade trans e travesti, dentro do movimento LGBT no Brasil.
Por isso, O Imparcial separou uma lista com cinco filmes que falam sobre o assunto ou trazem pessoas trans como protagonistas. Confira:
- Indianara (2019)
A trajetória da ativista transexual Indianara Siqueira, uma das idealizadoras da Casa Nem, abrigo para pessoas LGBTIs em situação de vulnerabilidade, no Rio de Janeiro. O filme retrata os atos de resistência da militante contra as ameaças e ataques a travestis e transexuais no Brasil. Disponível no Youtube, Apple TV e Telecine.
- A Morte e a Vida de Marsha P. Johnson (2017)
Documentário sobre o legado político deixado por Marsha P. Johnson, a estrela da TV americana e lendária figura do gueto gay de Nova York, conhecida por muitos como a “Rosa Parks do mundo LGBT”. Ao lado de Sylvia Rivera, Marsha foi a responsável por fundar a Transvestites Action Revolutionaries, um grupo de ativistas trans do país. Disponível na Netflix.
- Laerte-se (2017)
A cartunista Laerte passou quase 60 anos se expressando e sendo identificada como homem, até que decidiu revelar sua identidade de mulher transexual. Uma das artistas mais reconhecidas do Brasil, Laerte teve três filhos e passou por três casamentos. Disponível na Netflix.
- Bixa Travesty (2018)
Conheça a trajetória da cantora transexual Linn da Quebrada. Acompanhe também a cena musical produzida por artistas trans em São Paulo. Disponível no Youtube e Apple TV.
- Alice Júnior (2019)
Uma garota trans cheia de personalidade luta para ser aceita em uma escola tradicional e para dar os primeiros passos na sua vida amorosa. Disponível na Netflix e Apple TV.