Confetes e Serpentinas: o novo quadro do Jornal O Imparcial
Na estreia do videocast, o Secretário Municipal de Cultura de São Luís, Marco Duailibe, falou sobre as festividades carnavalescas.
O Secretário Municipal de Cultura de São Luís, Marco Duailibe, esteve na estreia do videocast “Confetes e Serpentinas’ do Jornal o Imparcial, que aconteceu na tarde desse sábado (14), o novo quadro trará semanalmente assunto carnavalescos no canal do Youtube TV IMPARCIAL, com a apresentação do emblemático radialista Joel Jascintho, que há mais de 30 anos acompanha de perto o Carnaval maranhense.
No Bate papo o secretário contou que para os maranhenses o Carnaval já começou, de forma informal, desde o dia 25 de dezembro com as comemorações em grupo, dia primeiro teve a maquinha descascar’alho.
“E agora a gente tá startando através de um grande de um grande movimento que o nosso prefeito Eduardo Braide fez pra colocar o trazer o nosso circuito São Pantaleão/Madre Deus de volta que é emblemático”, contou o secretário.
Marco Dualibe, tem um longo histórico de carnaval em seu currículo, ele falou sobre uma tradição muito marcante de sua infância que não é tão comum atualmente, mas que pretende, sendo secretário de Cultura e estando tão a frente desses projetos carnavalescos dar espaço e oportunidade para traze-los à tona novamente.
“As pessoas não lembram, mas esse ano eu faço 60 anos e quando a gente era criança aquele circuito (Circuito Padre Ilhéus) já existia, né? Se colocavam as cadeiras de casa na porta pra assistir ao desfile passar. E dali saiam vários blocos”, relembrou Duailibe.
Ainda nesta lembrança da infância carnavalesca o secretário que era vizinho de Jesus Norberto Gomes, o criador do guaraná Jesus, Marco conta que seu J. Gomes era padrinho da turma do quinto, então, a turma do quinto subia naquela época e ainda existiam os clarinhos, a turma do quinto ia pelas ruas, com a batucada antiga, aí paravam na porta e batizavam os moradores.
São inúmeras as tradições de Carnaval do Maranhão, segundo Marco Duailibe “o Carnaval de São Luís, sempre foi um Carnaval lindo que falta é reviver, o que falta é revigorar, o que falta é resgatar o que sempre foi nosso”, afirmou, convicto.
O Carnaval existe em todo o país, mas em uma comparação básica de tradições, considerando as nossas diversidades não existe em lugar nenhum do Brasil que tem um circuito, e o objetivo deste ano é resgatar as brincadeiras tradicionais que fazem parte da diversidade cultural carnavalesca que tem no Maranhão.
Assim como o circuito que é de tradição exclusiva do Maranhão, Duailibe ressalta outras exclusividades que só encontram no Maranhão “os blocos tradicionais, o tambor de crioula só tem aqui. Casinha da roça só tem aqui”, conta.
Dualibe afirmou que uma das grandes preocupações que cercam as festividades de Carnaval é a segurança dos brincantes nos dias das programações, por isso, haverá um forte esquema de segurança em conjunto da Polícia Militar, da Guarda Municipal, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, da blitz urbana e da SMTT.
Além da disponibilidade de uma equipe de vigilância sanitária. Com isso, estima-se 12 pontos de revistas para evitar situações que fujam do controle e acabem mudando o foco do Carnaval, que é a folia.
Outra novidade voltada para a segurança no Carnaval é o decreto do prefeito Eduardo Braide da não utilização do vasilhame de vidro, garrafa de vidro, copo de vidro, principalmente no circuito.
Para o cenário do vídeocast contamos com máscaras carnavalescas do artesão da Cultura Maranhense em argila e papel marchê, Nil Muniz.
Para assistir o videocast completo e saber mais sobre as festividades carnavalescas do Maranhão acesse no Yutube o canal TV Imparcial.