Badminton: nova categoria de esporte desenvolvida por adolescentes da Funac
Projeto é uma ação do eixo esporte, cultura e lazer dos Centros Socioeducativos de Internação de São José de Ribamar e Sítio Nova Vida.
Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas unidades da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), participaram de uma oficina de Badminton, uma modalidade esportiva que vem conquistando adeptos de todas as idades.
Os jovens participaram da oficina de badminton com o professor, Jorge Carueira, referência na categoria esportiva aqui em São Luís. A atividade foi realizada na quadra Poliesportiva da Escola Integral Prof.ª Margarida Pires Leal, situada no bairro da Alemanha, na capital.
Segundo a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, atividades como essas trazem uma ótima perspectiva da modalidade recreativa.
“Durante a oficina eles conseguem vivenciar na prática e interagir com os demais socioeducandos. Nas atividades esportivas sempre são trabalhados valores importantes como respeito, amizade, companheirismo, que ajudarão na sua formação como cidadãos e na sua reinserção na sociedade”, pontuou.
O professor de badminton que conduziu a oficina, Jorge Carueira apresentou aos socioeducandos as regras da modalidade e também explicou sobre a origem do esporte.
“O Badminton é o segundo esporte mais praticado no mundo”, disse, lembrando que a modalidade é um esporte muito parecido com o tênis, porém, no lugar de uma bola utiliza-se uma espécie de peteca. “Na prática deste esporte são exigidas várias habilidades como, por exemplo, agilidade, força física, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência física”, explicou.
O professor de Educação Física, Thaylan Sousa enfatizou a importância do esporte para os adolescentes.
“O badminton é uma modalidade de fácil aprendizagem e muito popular no mundo inteiro, mas infelizmente pouco difundida aqui no Brasil. Apresentar essa modalidade aos nossos socioeducandos é uma oportunidade de ampliar ainda mais o leque de conhecimento dos nossos adolescentes no que diz respeito ao mundo do esporte e oportunizar aos mesmos o acesso a mais uma prática esportiva que pode agregar valores à vida pessoal deles”, evidenciou.
Um socioeducandos relatou a importância de participar da oficina de um esporte que vem conquistando praticantes de todas as idades.
“É muito gratificante receber essa oportunidade, de adquirir mais conhecimento sobre essa nova modalidade e de conhecer técnicas do badminton que é um esporte que trabalha força, habilidade, agilidade, flexibilidade, coordenação motora e trabalho em equipe, que é o mais importante”, salienta o adolescente.
A atividade integra o Projeto Funac em Movimento. É uma ação do planejamento no eixo esporte, cultura e lazer dos Centros Socioeducativos de Internação de São José de Ribamar e Sítio Nova Vida. A oficina foi acompanhada pelos professores de Educação Física dos respectivos Centros, Thaylan Sousa e Igor Pereira, da equipe de Esporte e Lazer da Fundação.
Sobre o Badminton
O esporte Badminton surgiu na Índia no século XIX com o nome de Poona, e foi levado para Europa por oficiais ingleses a serviço naquele país. Na década de 1870 passou a ser chamado pelo nome da propriedade onde teria sido praticado pela primeira vez na Inglaterra, a Badminton House.
Em 1992, o Comitê Olímpico Internacional reconheceu a importância da modalidade, que estreou nos Jogos Olímpicos de Barcelona. Em 1993, foi fundada a Confederação Brasileira de Badminton.
Acompanhe e siga nossas redes sociais:
Instagram, Twitter e Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúncia, vídeos, fotos e sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641