em São Luís

Parlamentar solicita afastamento de Domingos Paz após denúncias de assédio sexual

A parlamentar pede que Domingos Paz (Podemos) seja afastado temporariamente diante das denúncias de assédio.

Vereador Domingos Paz (Foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira (15), a vereadora Silvana Noely (PTB), protocolou um ofício para a Câmara Municipal de São Luís solicitando o afastamento temporário do vereador Domingos Paz (Podemos), suspeito de assediar sexualmente pelo menos três mulheres, em São Luís.

O documento foi enviado pela vereadora Concita Pinto, presidente da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de São Luís. No texto, Concita Pinto pede que a Câmara Municipal da capital maranhense não se omita da situação.

A parlamentar diz ainda que em relação ao afastamento, a Mesa Diretora atue conforme os regimentos da casa. ilvana Noely é presidente da Comissão de Assistência Social, Direitos Humanos, Mulher, Criança e Adolescente, Juventude e Idoso.

Depoimento da terceira vítima

Uma das vítimas, prestou depoimento nesta quarta-feira (14), na Casa da Mulher Brasileira, localizada na capital maranhense. No total, já foram ouvidas três mulheres, que prestaram depoimento à polícia.

Os advogados de defesa das vítimas devem protocolar, nesta quinta-feira (15), uma denúncia contra o vereador na Câmara Municipal de São Luís. Domingos Paz não compareceu novamente à sessão nesta quarta-feira.

“Vamos protocolar um ofício no Conselho de Ética da Câmara, para que esse conselho instaure um processo para julgar se o parlamentar quebrou ou não o decoro parlamentar da casa. E a partir disso, dessa quebra de decoro parlamentar, ele poderá ou não perder o mandato. E aí esse julgamento é exclusivo da Câmara de Vereadores”, pontuou Ivan Santiago, advogado das vítimas.

O vereador Nato Júnior (PDT), presidente da Comissão de Ética da Câmara,afirmou novamente que não vai tomar uma posição enquanto uma denúncia formal sobre o caso não for estabelecida.

“A função da comissão é só se manifestar quando chegar a denúncia até a comissão. Assim que chegar a comissão, com certeza nós iremos fazer os esclarecimentos necessários à sociedade ludovicense”, relatou.

Sem manifetsção de vereadores

Nenhum dos 14 vereadores presentes durante a sessão na Câmara de Vereadores de São Luís, trataram do assunto nessa quarta-feira.

As denúncias de assédio, entretanto, já foram tratadas na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). A deputada Socorro Waquim (MDB) e Dr. Yglésio (PDT) pediram a apuração dos fatos.

Denúncias

Duas possíveis vítimas já foram ouvidas, uma ex-conselheira tutelar e uma adolescente, de 14 anos. A mãe da menor chegou a prestar depoimentos e confirmou o caso.

A Delegacia da Mulher deveá reunir as declarações de outras potenciais vítimas ainda nesta semana, mas ainda não tem uma data para que o suspeito seja intimado.

O caso, entenda:

A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar denúncias de assédio praticados pelo vereador de São Luís, Domingos Paz (Podemos), de 49 anos.

Ao menos seis pessoas alegam ter sido vítimas do político, uma delas, uma menor de idade.

Acompanhe e siga nossas redes sociais:
InstagramTwitter Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúnciavídeosfotos sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias