COLETIVA

Senador eleito Flávio Dino (PSB) é anunciado como novo Ministro da Justiça

Senador eleito pelo Maranhão foi um dos cinco primeiros nomes anunciados pelo presidente eleito.

Natural de São Luís, Flávio Dino de Castro e Costa tem 54 anos e governou o Maranhão por dois mandatos consecutivos, de 2015 a 2022. (Foto: Reprodução)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (9) os primeiros ministros de seu governo, durante coletiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição.

Até o momento, farão parte do governo Lula Fernando Haddad (Economia), Rui Costa (Casa Civil), Flávio Dino (Segurança Pública) e José Múcio Monteiro (Defesa).

A expectativa inicial era de que os ministros começassem a ser anunciados somente após a diplomação de Lula no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na segunda (12). A divulgação, porém, foi adiantada.

“Eu tomei a decisão de apresentar alguns ministros. Possivelmente semana que vem, depois da diplomação, eu apresento alguns outros ministros. E depois, alguns outros ministros”, disse Lula. “Eu tomei a decisão porque algumas pessoas já precisam começar a trabalhar.”

Economia (ou Fazenda), Defesa e Casa Civil eram as pastas mais esperadas.

Parlamento e mercado pressionavam o governo de transição para anunciar logo o chefe da pasta econômica, argumentando incerteza quanto à política que será adotada por Lula na área, especialmente com a tramitação da PEC que aumenta o teto de gastos.

Também sobre a PEC, aliados de Lula pressionavam pelo anúncio da Casa Civil, responsável por articular as negociações políticas na Casa.

Já na Defesa, a expectativa era por um nome civil que conciliasse a relação com as Forças Armadas, em grande parte alinhadas ao atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).

Veja os ministros anunciados:

Fernando Haddad – Economia/Fazenda
José Múcio Monteiro – Defesa
Rui Costa – Casa Civil
Flávio Dino – Segurança Pública
Mauro Vieira – Relações Exteriores

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias