Rua Grande de São Luís é destaque nas compras de Natal 2022, aponta Fecomércio
48,3% dos ludovicenses entrevistados devem procurar a Rua Grande nesse período.
Pelo segundo ano consecutivo, o comércio do Centro de São Luís será o principal atrativo para quem vai presentear no Natal.
A Pesquisa de Intenção de Compras para a data aponta que 48,3% dos ludovicenses entrevistados devem procurar a Rua Grande nesse período.
No levantamento apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), a busca por variedade atrelada a preços acessíveis tem posicionado este local de compras como o preferido na capital, inclusive se sobressaindo aos Shopping Centers, que ocuparam a liderança das intenções por quatro anos consecutivos (2015 a 2018).
Este perfil de consumo que se repete em 2022 foi incentivado principalmente pelo público com menor renda familiar mensal (até 5 salários-mínimos). Em uma análise deste recorte de renda, 55,3% dos consumidores afirmam que devem comprar os presentes do dia 25 de dezembro na Rua Grande, ou seja, mais da metade do grupo.
Dentre aqueles com faixa salarial intermediária, 42,9% querem fazer suas aquisições no principal Centro Comercial de São Luís.
“O encarecimento dos produtos ao longo do ano impele os consumidores a saírem em busca de locais e lojas com preços mais cômodos para o seu orçamento, cuja renda média tende a oscilar entre R$ 1.800,00 e R$ 2.200,00. A Rua Grande, como principal Centro Comercial de São Luís, oferece maior variedade de lojas a preços mais baratos, obtendo destaque neste segmento de consumidores” explica o presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó.
Assim como no ano passado, os Shopping Centers continuam sendo a preferência da segunda maior fatia de consumidores com 36,9%. Ainda que expressivo, esse resultado é -14% menor do que o de 2021, quando a preferência pelo local somava 42,9%.
Este recuo está mais atrelado a uma redistribuição entre as escolhas dos consumidores em 2022, fazendo com que outras opções que já aparecem na lista de locais passassem a ter uma maior preferência este ano, como as lojas de bairro e a internet.
Todavia, a infraestrutura e a diversidade de segmentos lojistas atrelada às opções de serviço e entretenimento em um só espaço, ainda fazem dos shoppings um combo ‘generoso’ para quem busca praticidade no momento das compras, mesmo que com os preços menos amigáveis do que aqueles do comércio de rua, por exemplo.
Acompanhe e siga nossas redes sociais: Instagram, Twitter e Facebook, além compartilhar e comentar. Denúncia, vídeos, fotos e sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641