Religiosos celebram o Natal do Senhor
Celebrações ocorrem desde a tarde do dia 24 e também no domingo, em paróquias, igrejas e comunidades religiosas do Maranhão.
Ele chegou! O esperado, o menino Deus, o menino santo. É Natal! O salvador nasceu entre nós. Acolhamos, irmãos e irmãs, em nossas vidas e deixemos que Ele nos transforme, que Ele guie, que Ele seja o motivador da nossa existência.
O Natal é nascimento, é vida nova. Todos nós somos convidados a nascer com o Senhor”. Dom Gilberto Pastana (arcebispo de São Luís).
O convite é para a celebração do nascimento de Jesus. O real significado do Natal refere-se a festejar a chegada do Salvador. A encarnação de Cristo marca a participação direta dos homens na vida divina.
A restauração do homem mediante o nascimento espiritual de Jesus nas almas é o tema sugerido pela devoção e pela piedade cristãs que, além das comoventes tradições natalinas florescidas às margens da liturgia, convidam a meditar anualmente sobre o mistério da nossa salvação em Cristo Senhor (Canção Nova).
A essência da celebração da noite de Natal, da missa da aurora ou da missa do dia, bem como das celebrações familiares é a figura central do Menino Jesus. As igrejas e paróquias de São Luís estão com programação para essa celebração religiosa.
Com o Natal do Senhor, a Igreja convida a celebrar o momento de renascimento ao lado de Jesus, a quem serão dadas todas as honras.
“Enquanto muitos estão na correria para a compra dos últimos presentes, da roupa bonita, dos sapatos, é momento também de não esquecer o verdadeiro motivo da festa, que é Jesus. E o Natal do Senhor é o momento de estarmos mais perto d’Ele”, comenta a religiosa Ana Almeida Santos.
Na Catedral Metropolitana (Igreja de Nossa Senhora da Vitória, na Praça Pedro II – Centro), a Santa Missa da Vigília de Natal, dia 24, será às 19h.
Dom Gilberto Pastana convida a comunidade a levar, para a celebração, a imagem do Menino Jesus do seu presépio para ser abençoada. No dia 25, a Missa do Natal do Senhor será em dois horários: às 10h e às 17h30.
Na Igreja de Santo Antônio (praça Santo Antônio, no Centro), convida a celebrar o mistério da Encarnação, com missa dia 24, às 19h; e no dia 25, às 11h e 17h.
Confira a programação de outras paróquias
Santuário Nossa Senhora de Nazaré – Cohatrac
Dia 24
- 9h, 17h e 19h
Dia 25
- 6h30, 9h, 17h, 19h
Santuário de São José de Ribamar
Dia 24
- Missa do Advento – 15h
- Missa do Natal – 19h
Dia 25
- 6h, 9h, 11h, 15h e 18h
Santuário da Conceição – Monte Castelo
Dia 24
- 6h30, 17h30 e Missa Solene às 19h
Dia 25
- 7h, 9h, 17h e 19h
Igreja Nossa Senhora da Paz – Parque Shalon
Dia 24
- 19h
Paróquia São João Batista – Centro
Dia 24
- 9h – Missa do Natal inclusivo
- 18h – missa de Natal