'PETVERSO'

Pets viram avatares no metaverso

Com uso de inteligência artificial, aplicativo transforma fotos de pets em desenhos super-realistas. Animais que participaram da brincadeira estão à procura de um novo lar.

Gatos sob a tutela da vale ganharam novas roupagens e adereços criativos. (Foto: Divulgação)

Na onda do metaverso, a moda é transformar uma foto em um avatar. O desenho super-realista, feito através de um aplicativo, utiliza inteligência artificial e os pets não poderiam ficar de fora.

Gatos impactados pelo rompimento em Brumadinho e resgatados em áreas de obras e hoje estão sob a tutela da Vale, ganharam novas roupagens e adereços super criativos. Afinal, viver um novo mundo, seja lá aonde for, sem um pet não tem a menor graça.

O ensaio “em outra dimensão” visa sensibilizar interessados em dar um novo lar a esses animais. Ao todo, 293 (238 cães e 55 gatos) estão disponíveis para adoção. Dos animais domésticos cuidados e tratados pela Vale desde 2019, 443 (302 cães e 141 gatos) já foram adotados.

“As fotos viraram verdadeiras obras de arte e os avatares superaram nossas expectativas. A intenção com o ensaio é gerar interesse pela adoção responsável de pets de uma forma lúdica e divertida”, destaca Magda Castro, supervisora de fauna da Vale.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que só no Brasil haja mais de 30 milhões de animais abandonados, e que no período das festividades e férias, o número de cães e gatos abandonados aumenta em relação ao restante do ano.

Como adotar

Os interessados podem conhecer cada um dos animais na página “Me leva pra casa”, que contém fotos, descrição de porte e perfil social dos animais disponíveis para adoção.

É preciso preencher o formulário de interesse em adoção responsável e aguardar o retorno da equipe. São realizadas entrevistas remotas e todo o processo de adoção pode ser feito à distância.

Os profissionais acompanham o pet ao longo dos seis primeiros meses de adoção, fornecendo toda assistência veterinária necessária. A iniciativa faz parte dos compromissos apresentados pela companhia aos órgãos públicos. Em 2022, 53 cães e 11 gatos já foram adotados.

Instalações de Fauna

Desde o rompimento da barragem B1, em Brumadinho, a Vale mantém estruturas para acolhimento temporário de animais domésticos e silvestres das áreas atingidas. Nesses locais, equipes especializadas abrigam os animais resgatados em áreas atingidas pelo rompimento.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias